Notícias
Pesquisa sobre o universo gamer está sendo realizada em parceria com a UFMA
O Laboratório de pesquisa em Games, Gambiarras e Mediações em Rede, (GamerLab-UFMA), vinculado ao curso de Comunicação Social/Jornalismo e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), câmpus de Imperatriz, divulgou, na segunda-feira, 22, a pesquisa “Experiências e práticas de jogadores de videogames no Brasil”. O objetivo do levantamento é mapear as relações dos brasileiros com os jogos digitais ou eletrônicos, os perfis e a frequência.
A pesquisa é liderada pelo Laboratório de Artefatos Digitais, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAD/UFRGS), com coordenação da professora Suely Fragoso, e em parceria com pesquisadores, grupos de pesquisa e laboratórios de todo o país. Os resultados do mapeamento serão divulgados em publicações científicas e eventos especializados, preservando o anonimato de todos os respondentes.
O professor de Jornalismo e coordenador do Gamerlab, José Messias, relata que a pesquisa busca entender o comportamento dos diversos públicos que compõem o universo gamer. “A pesquisa tem o intuito de entender as experiências e práticas dos jogadores, já que existem diversas situações econômicas, background e contextos familiares diversos, e também os diferentes contatos com o videogame. Assim, a ideia não é só entender os perfis dos jogadores, mas também compreender quais as relações deles com o videogame”, menciona o coordenador.
Por: Talita Farias
Produção: Marcos Paulo
Revisão: Jáder Cavalcante