Notícias

Pesquisa que analisa paisagem sonora em escola pública da capital é publicada em revista internacional

publicado: 05/12/2022 14h54, última modificação: 07/12/2022 10h31
Pesquisa orientada pelo professor da UFMA Marco Aurélio Silva é publicada em revista internacional.jpeg

O artigo intitulado “Trilha de Sons do Liceu: O Estudo da Paisagem Sonora e os Desafios da Educação Musical na Escola Pública”, da mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes da UFMA Elma Vilma Silva Ferreira, sob orientação do professor Marco Aurélio Aparecido da Silva, foi publicado na revista European Review of Artistic Studies, no dia 30 de setembro.

Durante a pesquisa, realizada no Centro de Ensino Liceu Maranhense, Elma constatou que a paisagem sonora da escola é composta por variados e intensos ruídos, os quais foram percebidos e registrados pelos alunos. Ela explica que os níveis de pressão sonora aferidos em sala de aula se encontram acima do recomendado em documentos oficiais, e apurou que a maioria dos profissionais classificou o ambiente acústico escolar como sonoramente poluído.

A ideia do artigo foi abordar o estudo da paisagem sonora de uma instituição pública, a fim de contribuir para a percepção da influência nas características do ambiente acústico, analisando o nível de atenção dos alunos durante as aulas.

O professor Marco Aurélio Silva falou sobre a importância do artigo para os moradores de São Luís. “Os alunos e professores do Liceu Maranhense que participaram da pesquisa tornaram-se conscientes da relação do ambiente sonoro na construção do conhecimento, e essa tomada de consciência foi o principal ganho que essa pesquisa trouxe”, afirmou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro

Revisão Jáder Cavalcante

registrado em: