Pesquisa aponta que 97,8% dos usuários indicariam o HU-UFMA

publicado: 02/03/2023 10h54, última modificação: 03/03/2023 07h26
Estudo conduzido pela Ouvidoria-geral da Ebserh questionou 44.081 pessoas em todo o Brasil

Pesquisa realizada entre 12 de maio e 31 de dezembro de 2022 revelou que 97,8% dos entrevistados no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh) indicariam a instituição a familiares e amigos. O estudo foi realizado nacionalmente em todos os hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh, por meio das ouvidorias locais.

A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários SUS é voltada para as pessoas que utilizam dos serviços oferecidos pela estatal. O resultado foi apresentado nesta quinta-feira, 23, ao Conselho de Administração da Rede Ebserh. Outro ponto positivo destacado na pesquisa é o nível de satisfação do usuário, registrado em 90,2%, sendo que 33,6% apontaram estar satisfeitos e 56,6% muito satisfeitos.

Conduzido pela Ouvidoria-geral da Rede Ebserh, a pesquisa ouviu 44.081 pessoas entre 12 de maio e 31 de dezembro de 2022.

O questionário continha avaliação de vários itens em cinco grandes áreas: roupa/limpeza/lixo; estrutura; atendimento no ambulatório; atendimento na internação; e refeições. O respondente pôde optar por avaliar apenas uma ou várias dessas áreas. A iniciativa é realizada desde 2014, sendo responsável por mudanças em diversos hospitais da rede, de forma a atender melhor pacientes, acompanhantes, trabalhadores e comunidade acadêmica.

A pesquisa tem por objetivo fornecer um diagnóstico para as áreas de governança, dar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito aos itens avaliados na pesquisa e, com base no olhar e na experiência dos próprios usuários, identificar e fortalecer pontos fortes e identificar e aprimorar pontos com fragilidades.

Segundo o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Rezende, os resultados ajudarão os gestores a propor melhorias com foco na experiência do usuário e servirão como exemplo para analisar a qualidade de serviços terceirizados como limpeza e refeição, além do atendimento prestado pelos profissionais.  “A realização periódica de pesquisas de satisfação dos usuários, além de atender a dispositivos legais, oportuniza a busca da melhoria contínua na prestação de serviços ao cidadão e usuário dos serviços públicos”, salientou Rezende.

Os usuários puderam participar de diversas formas: por meio de formulário eletrônico com acesso informado por QR Code em cartazes afixados nos hospitais; por contato telefônico feito por profissionais do hospital; e ainda utilizando formulários físicos disponibilizados em áreas específicas dos hospitais. Segundo Diego Rezende, com a amplificação das formas de contato e do prazo de coleta, foi possível maior participação.

Acesse o resultado da pesquisa

Publicado originalmente em 08/02/23, no site do HU-UFMA.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh