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Participante de projeto de extensão da UFMA conquista medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem como uma de suas principais missões reforçar sempre seu compromisso inestimável com a sociedade civil, aplicando ações diversas e democratizantes para a população por meio dos pilares que sustentam as Instituições de Ensino Superior: ensino, pesquisa e extensão. Um exemplo recente dessa prática ocorreu no Centro de Ciências de Codó (CCCo) por meio do Centro Timbirense de Matemática (CTM), uma ação de extensão da Universidade realizada em parceria com a Secretaria de Educação do município de Timbiras (Semed), com a conquista da medalha de ouro na 18ª edição das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) pela participante do projeto, Ana Carla Silva da Cruz. Na última terça-feira, 11, a estudante esteve em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro para receber a honraria. Na ocasião, estiveram presentes figuras políticas, como o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da educação, Camilo Santana.
Aluna do 8º ano no Centro de Ensino Lourdes Coelho, as primeiras conquistas de Ana Carla surgiram logo nos seus primeiros anos de participação no CTM. Em 2021, a estudante conseguiu medalha de ouro na antiga OBMEP nível A, modalidade destinada aos alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental. No ano seguinte, foi agraciada com medalha de prata na OBMEP nível 1, para estudantes do 6º e 7º ano, uma premiação inédita no município de Timbiras. Em 2023, atingiu o grau máximo das premiações da OBMEP, alcançando medalha de ouro na modalidade geral, que considera alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio. Após diversos triunfos a estudante avalia a existência do CTM como essencial para sua formação. “Antes do projeto ampliar para alunos a partir do 2° ano do fundamental, me aceitaram como ouvinte ainda no 5° ano. Ainda esse ano, conquistei o ouro na OBMEP Mirim. Quando entrei no 6° ano, meus responsáveis se aprontaram para fazer minha matrícula. Agora no oitavo ano, olho para trás e vejo uma extensa caminhada com várias conquistas e premiações em diferentes olimpíadas, o que melhora muito meu currículo acadêmico. Sempre fui acolhida pelos professores escolhidos a dedo para capacitar os alunos, e receber essa primeira medalha de ouro na OBMEP foi um sentimento de vitória e de conquista por todo esforço ao longo dos anos com ajuda deles. É um prazer participar do projeto, faltando um ano para sair dele”, expressa.
Implementado em 2020, o projeto CTM - Centro Timbirense de Matemática, tem como propósito inicial impactar diretamente no desempenho dos estudantes da rede municipal de ensino na OBMEP. Com classes ministradas no contraturno das aulas regulares, o projeto de extensão da UFMA atende cerca de duzentos alunos do 2º ao 9º ano da escola CEF Lourdes Coelho, distribuídos em dez turmas nos turnos matutino e vespertino. Surgido no período pandêmico, o projeto enfrentou desafios relacionados ao acesso às tecnologias digitais pelos alunos, no entanto, ao longo dos anos, o CTM edificou-se e demonstrou resultados bastante positivos, causando um aumento significativo e histórico na conquista de medalhas logo em 2021, ano em que participantes do projeto realizaram pela primeira vez as avaliações da OBMEP.
A existência de ações como o Centro Timbirense Matemática revela a magnitude que a extensão possui para a instituição, sendo um motor que promove a intersecção entre a Universidade, as escolas e diversos outros órgãos de atuação social. O coordenador do CTM e docente do curso de Ciências Naturais - Biologia da UFMA, Arlane Vieira, comenta sobre as vantagens e oportunidades que essa interação promove. “É importante observar que a existência desse projeto é parte da missão da Universidade como um ator que pode contribuir diretamente na comunidade por meio das suas escolas na nossa modalidade de ações de extensão. Além disso, é válido mencionar a parceria que temos com a prefeitura e o investimento que ela faz no CTM. É um projeto inovador, que não existe em nosso estado, e que tem causado impacto direto na vida desses estudantes da rede pública e de seus familiares. Os alunos acabam por motivar os outros estudantes a terem um desempenho melhor e a participarem do projeto, objetivando terem as mesmas conquistas”, frisa.
Para saber mais sobre o Centro Timbirense Matemática, acesse aqui.
Por: Gabriel Jansen