Notícias

Parceria UFMA–FAPEMA avança na consolidação da comunicação científica

publicado: 24/11/2025 15h05, última modificação: 24/11/2025 15h08
Parceria UFMA–FAPEMA avança na consolidação da comunicação científica

A consolidação de uma cultura de divulgação científica no Maranhão segue ganhando força, com o início das atividades do nono módulo do Curso de Media Training para Pesquisadores — o segundo promovido no mês de novembro.

A iniciativa, fruto da colaboração entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), reafirma o empenho das instituições em tornar mais efetivo o diálogo entre a ciência produzida no estado e a sociedade maranhense, ampliando a presença da pesquisa nos meios de comunicação.

O módulo está sendo realizado no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais (CCSo), Cidade Universitária Dom Delagado, no Bacanga, reunindo bolsistas da FAPEMA de diversas áreas.

Nesta etapa, os participantes mergulham em conteúdos que vão desde os princípios da linguagem jornalística até técnicas para transformar estudos científicos em narrativas atrativas e adequadas ao ambiente midiático.

Iniciado nesta segunda-feira, 24, o encontro oferece novas perspectivas e espaços de troca, com as aulas teóricas no anfiteatro do Curso de Comunicação Social, no Centro de Ciências Sociais (CCSo).

A condução inicial das atividades ficou a cargo da professora doutora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Luiziane Silva Saraiva. Em meio às explicações, ela destacou a importância de transmitir informações com atenção ao equilíbrio e à precisão. “Dizer a uma pessoa que está acostumada a resumir, para ela ampliar essa informação, é um pouco mais difícil. Mas existem pessoas que são o oposto, e conseguem falar bastante. Contudo, é preciso lembrar que, às vezes, falar muito não quer dizer que a pessoa falou sobre o que foi perguntado. Excesso de conteúdo não é, necessariamente, a informação que a pessoa quer. E isso também precisa ser entendido”, esclareceu.

Entre os participantes, a doutoranda Maria Priscila Sá Ribeiro, que reconheceu a relevância do Curso de Media Training. “A importância do Curso está em se relacionar com pessoas do ambiente de estudo, mas também fora dele. Também está ligada à possibilidade de apresentar da melhor forma aquilo que você faz, aquilo que você produz. E essa produção precisa atingir, de forma clara, tanto quem conhece o assunto quanto quem faz parte da comunidade como um todo. Por isso, a importância do Curso”, observou.

Formação gratuita para ampliar o alcance da ciência

O Curso de Media Training integra o projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão”.

Aberta à comunidade científica, a iniciativa é gratuita e prevê a formação de até dez turmas. Ela busca capacitar pesquisadores para apresentar seus resultados de forma acessível, objetiva e socialmente relevante.

Para o desenvolvimento das ações, o Curso conta com o suporte das estruturas do Sistema de Comunicação da UFMA — Rádio Universidade FM, TV UFMA e Diretoria de Comunicação (DCom).

A formação proporciona experiências práticas, como simulações de entrevistas, produção multiplataforma, e orientações sobre planejamento de comunicação científica.

Esta é a penúltima turma de 2025, sendo a segunda oferecida em novembro. Em seguinda, a última, em dezembro. As atividades serão divulgadas nos canais oficiais da UFMA, FAPEMA e instituições parceiras.

Inscreva-se na última turma de 2025.

Por: Borges Júnior - Universidade FM

registrado em: