Notícias
Parceria entre UFMA e MTUR lança dois cursos para promover o turismo acessível a pessoas com deficiência
Estão abertas as matrículas para o curso “Turismo Acessível às pessoas com Deficiência Intelectual” e “Turismo Acessível às pessoas com Surdocegueira e às pessoas com Deficiência Múltipla”, ambos ofertados pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (Dted-UFMA), em parceria com o Ministério do Turismo. As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma qualifica.turismo.gov.br. As ofertas educacionais são gratuitas, 100% on-line, certificadas, e o início das aulas é imediato.
Com carga horária de 30 horas cada um, os cursos têm por objetivo capacitar os profissionais do setor turístico e hoteleiro sobre os aspectos de acessibilidade a fim de aprimorar os serviços turísticos e adaptá-los às necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual.
“Investir em treinamento não apenas torna os serviços mais inclusivos, como também promove uma cultura de sensibilidade e respeito. A educação sobre turismo acessível melhora a experiência do viajante e também promove a igualdade de acesso a destinos e atividades turísticas”, frisa Mário Meireles, coordenador do Programa de Qualificação Turismo, Inclusão e Acessibilidade.
Segundo ele, "por meio de ações educativas, é possível aprimorar e expandir a atuação do profissional do turismo e assim criar um ambiente acolhedor às pessoas com deficiência”. Na sua avaliação, os cursos são um incentivo à diversidade, à inovação e ainda possibilita aos empreendedores do setor se diferenciarem no mercado com responsabilidade social.
Entre os assuntos abordados no primeiro curso, destacam-se: deficiência intelectual não é doença ou transtorno mental; não existe “eles” e “nós”; o que é deficiência intelectual; o conceito de “apoios”; linguagem simples; turismo e deficiência intelectual; adaptações razoáveis e deficiência Intelectual; entre outros.
Na segunda capacitação, as temáticas estão divididas em: Diferenças entre Deficiência Múltipla (DMU) e a Surdocegueira (SC); Conhecendo a Surdocegueira e suas classificações; Os profissionais que atuam diretamente com o surdocego; Ações e atividades que podem auxiliar no acolhimento e ambientação de surdocegos; Funções da comunicação háptica; Técnicas de orientação e mobilidade para surdocegos; entre outros.
O público-alvo dos cursos é composto por diferentes atores da atividade turística nos mais diversos segmentos da área, empresários do setor de turismo e áreas afins, prestadores de serviços em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, shoppings centers, guias, motoristas, pesquisadores, gestores, acadêmicos e demais pessoas interessadas.
Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: recurso multimídia, e-book, PDF, infográfico interativo e vídeo.
Tire suas dúvidas
Como me inscrevo? É necessário se cadastrar na plataforma https://qualifica.turismo.gov.br/
Posso acessar os cursos no celular? O curso está disponível em um ambiente virtual adaptado a diferentes telas e dispositivos móveis.
Quantas horas tem o curso? São 30 horas.
O certificado tem validade? Sim. A certificação é emitida com selo UFMA.
Revisão: Jáder Cavalcante