Notícias

Parceria com Universidade Autônoma de Lisboa fortalece internacionalização do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMA

publicado: 12/11/2024 17h08, última modificação: 12/11/2024 17h19
Parceria com Universidade Autônoma de Lisboa fortalece internacionalização do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMA

Professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em Direito, profissionais do sistema de justiça, advogados, magistrados, promotores, defensores públicos, além de gestores e servidores públicos interessados em discutir temas centrais do Direito e das Instituições do Sistema de Justiça estiveram reunidos, nos dias 24 e 25 de outubro, no I Congresso de Direito e Instituições do Sistema de Justiça, que ocorreu em parceria com a Universidade Autônoma de Lisboa, instituição reconhecida mundialmente no ensino e na pesquisa jurídica. O evento também foi direcionado a profissionais e acadêmicos que atuam ou têm interesse em aprofundar o conhecimento sobre as relações e intercâmbios jurídicos internacionais, especialmente aqueles voltados para a cooperação entre Brasil e Portugal.

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores e estudantes de diferentes países, especialmente do Brasil e de Portugal, fortalecendo os laços acadêmicos e institucionais entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), o evento marcou uma etapa importante na consolidação da internacionalização do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGDIR) da UFMA, que busca integrar-se cada vez mais ao contexto jurídico global, promovendo uma formação acadêmica inovadora e plural para os discentes e docentes envolvidos.

“O I Congresso de Direito e Instituições do Sistema de Justiça reveste-se de grande importância ao fortalecer o processo de internacionalização do PPGDIR-UFMA, proporcionando uma plataforma de diálogo e cooperação acadêmica entre Brasil e Portugal”, pontuou Paulo Ramos, coordenador do PPGDIR.

Durante o congresso, especialistas discutiram temas como a regulação dos serviços digitais, o impacto da Inteligência Artificial, a hipertrofia do Poder Judiciário e o direito à saúde, incentivando reflexões sobre os desafios contemporâneos da governança, regulação e compliance. As discussões foram essenciais tanto para o desenvolvimento jurídico no Brasil quanto para Portugal.

“O evento não apenas amplia as fronteiras do conhecimento jurídico, promovendo a troca de ideias sobre temas contemporâneos como governança, regulação e compliance, mas também reforça a construção de redes de pesquisa e parcerias institucionais duradouras. Ao possibilitar um ambiente de intercâmbio cultural e científico, o congresso contribui para a formação de uma visão jurídica globalizada e multidisciplinar, essencial para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais interconectado. Além disso, fomenta a qualificação acadêmica e profissional dos participantes, colocando o PPGDIR-UFMA em destaque no cenário jurídico internacional e reforçando seu papel como um centro de excelência na área do Direito”, declarou o coordenador do PPGDIR.

Paulo Ramos também destacou a experiência de organizar um evento com objetivos tão relevantes: “A organização e realização do I Congresso de Direito e Instituições do Sistema de Justiça foi uma experiência enriquecedora e desafiadora para toda a comissão organizadora. Desde o início, tínhamos grandes expectativas de que esse evento se tornasse um marco no processo de internacionalização do PPGDIR, ao fortalecer os laços acadêmicos entre o Brasil e Portugal e proporcionar uma plataforma para o diálogo aprofundado sobre temas fundamentais e atuais do Direito”, concluiu Paulo Ramos, coordenador do PPGDIR.

Por: Ingrid Trindade

Foto: divulgação/PPGDIR

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: