Para debater sobre parcerias, reitor Natalino Salgado e prefeito de Alcântara se reúnem no Câmpus São Luís

publicado: 14/02/2022 12h33, última modificação: 15/02/2022 08h22
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

Para deliberar sobre atuais e novas parcerias, foi realizado, na quinta-feira, 10, um encontro entre o reitor Natalino Salgado e o prefeito de Alcântara, Padre William, no gabinete da reitoria, na Cidade Universitária Dom Delgado. O reitor e a coordenadora da Base Institucional de Alcântara da UFMA, Mikele Cândida Sousa de Sant’Anna, também professora do curso de Engenharia Aerosespacial, falaram sobre as ações da Universidade em ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas no município.

A professora Mikele ressaltou que a Universidade Federal do Maranhão trabalha para que a instituição possa ter um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Base Institucional de Alcântara, e que foram adquiridos equipamentos, para adequar a estrutura para a aprovação do polo associado, a exemplo de computadores e Datashow que ampliam a estrutura aos alunos, pesquisadores e docentes no local.

Ela contou que a Base já recebe pesquisadores que executam projetos nas áreas tecnológicas, saúde e urbanização e que estão captando recursos no Ministério da Ciência, Inovação e Tecnologia (MCTIC) para a realização de uma escuta qualificada nas comunidades de Alcântara e do entorno para identificação das demandas das comunidades.

“A Base funciona hoje como alojamento para que os pesquisadores possam ficar e desenvolver suas ações em Alcântara, em engenharia aeroespacial, saúde, educação, saneamento, entre outros, e vai contribuir como polo UAB, além de oferecer estrutura a novas turmas de cursos do Parfor que estão sendo solicitados, como Pedagogia e Matemática, que se iniciarão em agosto deste ano. A Base conta com espaço físico para atender a várias demandas”, afirmou a coordenadora.

O prefeito de Alcântara ficou satisfeito com o diálogo com a gestão superior da Universidade. “A reunião foi produtiva, benfeitora a Alcântara e ao Maranhão. Sempre bom poder encontrar a porta aberta da UFMA, num acordo deste da Universidade em prol de Alcântara, ficamos agradecidos com a abertura do reitor de nos receber aqui no câmpus”, declarou.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Walber Pontes; o superintendente de Infraestrutura, Wener Santos; o assessor de Relações Interinstitucionais, Arkley Bandeira; e a coordenadora do polo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Alcântara, Leia Costa Lima.

Por: Luciano Santos

Fotos: Luciano Santos