Notícias
Papai Noel dos Correios: campanha em parceria com a UFMA presenteia crianças em mais um Natal
A tradição natalina de escrever cartinhas para o Papai Noel se fortalece e se realiza em mais um ano por meio da campanha Papai Noel dos Correios. Para aproximar o espírito natalino da comunidade e fazer uma criança feliz nesse Natal, é possível abraçar a tradição, adotar uma cartinha e presentear os pequenos que escreveram ao “Bom Velhinho”. Em mais uma edição, a ação foi feita em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que adota a iniciativa desde 2016.
Adiantando a noite de trabalho do Papai Noel, os Correios e instituições participantes começaram, a partir do dia 12 de dezembro, a entregar os presentes das crianças que escreveram e esperam um presente natalino. Na UFMA, aproximadamente cem cartinhas foram adotadas. São desejos e esperanças escritos por alunos matriculados até o 5º ano do ensino fundamental de instituições de ensino da rede pública, sendo uma delas a Escola Comunitária Cristo Rei, no Sá Viana.
Benedita da Trindade Rodrigues, coordenadora da escola, expressou alegria e gratidão por mais um ano de ação realizada por meio da instituição. “É muito gratificante. A maioria das crianças são carentes, então é uma importância muito grande da parceria dos Correios com a UFMA. Pra gente, é muito gratificante, imagine para as mães quando as crianças chegam com os brinquedos em casa! É muita gratidão!”, manifestou.
Uma das quatro mil crianças que tiveram sua cartinha adotada este ano e que receberam o presente, Júlia de Oliveira, de 5 anos, exprimiu sua felicidade ao receber o material escolar de que precisava. “Quando chegar em casa, vou abrir, botar dentro do estojo essas canetas aqui, e vou guardar isso! O Papai Noel me deu isso para eu levar para a minha escola! Fiquei muito feliz! Obrigada!”, agradeceu a pequena.
A mãe de Júlia, Jennifer Alexandra Nascimento de Oliveira, comentou: “Fico feliz pelas crianças, essa ação é muito boa. Impacta demais e faz a diferença pra elas”.
A diretora de Comunicação da UFMA (DCom), Francinete Louseiro, enfatizou que o período natalino desperta maior sensibilidade e preocupação com o próximo e ações como essas refletem o tempo de união e esperança para todos. “Eu acredito que, para além de uma questão social, quando chega o Natal, a gente vai, de certa forma, se humanizando mais, ficamos mais preocupado com o outro. Natal sempre é um momento de esperança, um momento de renascimento. Por meio dessa ação, conseguimos ver que ainda existe pessoas sensibilizadas”, expressou.
Fernanda Coelho, coordenadora estadual da campanha dos Correios, ressaltou a importância da parceria com a Universidade e das iniciativas sociais. “Esta é uma ação que envolve tanto solidariedade e a questão social, porque nós atendemos crianças em situação de vulnerabilidade social, e também é uma ação educativa na medida em que nós levamos para as escolas e para as turmas, a partir do lúdico e da crença do Papai Noel, a escrita. E desenvolver também a criatividade, porque as crianças que não sabem escrever, então desenham. Tem toda uma aulinha especial”, destacou.
A diretora da TV UFMA, Cecília Leite, frisou o compromisso social da UFMA em contribuir com ações que impactam positivamente a vida das pessoas. "É sempre uma alegria, é um prazer participar dessa campanha cidadã e solidária. A TV UFMA abraça o Papai Noel dos Correios com muito carinho porque está no DNA da nossa televisão a promoção da cidadania, de ações sociais solidárias. Poder contribuir com uma ação tão bonita é muito gratificante para nós, que, durante todo o ano, nos aproximamos da comunidade. E a UFMA abraça essa campanha por meio de suas unidades de Comunicação: a DCom, a TV UFMA e a Rádio Universidade. Abraçamos mais uma vez essa campanha, conseguimos muitos presentes que certamente vão deixar muitas crianças felizes nesse Natal!”, comentou.
Sendo “gratificante” o termo principal para descrever a união à campanha, a adoção das cartinhas foi realizada por meio da Diretoria de Comunicação da UFMA (DCom), e os presentes foram entregues na recepção da TV UFMA.
Por: Lucas Cássio Ferreira
Produção: Sarah Dantas
Fotos: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante