Palestras, oficinas e apresentações musicais marcam a quinta edição da Semana de Arte do curso de Artes Visuais

publicado: 28/03/2023 13h20, última modificação: 28/03/2023 15h39
Discentes do curso de Artes Visuais do Câmpus de São Luís organizaram a respectiva Semana de Arte, evento que mobilizou calouros, veteranos e discentes de diversos centros

“Tentamos valorizar a galera do nosso curso, convidamos a tocarem, participarem de oficinas, e isso é muito importante. Sempre os ensinamos a valorizarem quem está do nosso lado, porque quem cresce junto cria mais valor para as coisas", ressaltou Beatriz Pires, estudante e coordenadora do Centro Acadêmico de Artes Visuais (CAAV) Ferreira Gullar, sobre o último dia da quinta edição da Semana de Arte do curso de Artes Visuais, na qual houve a recepção dos calouros.

O evento foi realizado entre os dias 22 e 24 deste mês, no Centro de Ciências Humanas (CCH) do Câmpus de São Luís. Com abordagem do tema “Educação Patrimonial”, a iniciativa buscou compreender a pluralidade dos brasileiros, incentivando jovens, adultos e crianças a abraçarem suas heranças culturais e conhecerem seu passado histórico.

Na abertura da programação, ocorreu a palestra “Patrimônio Cultural Imaterial e Educação Patrimonial”, ministrada pela coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais, Elisene Castro Matos. Em seguida, houve a oficina “Colagem em Azulejaria — reflexões em torno do patrimônio histórico”, da artista e colagista Ângelu de Palmar. Por fim, a música marcou o encerramento do primeiro dia das atividades, com apresentação da banda “Todos os Cigarros do Mundo”, composta pelos músicos Hugo Rangel, Caio Lúcio, Pedro Bessa e Elias Suassuna, todos alunos da UFMA.

No dia seguinte, o artista visual e produtor cultural João Almeida falou sobre a “Ocupação Barroca e a Perspectiva Estética sobre o Patrimônio”. Logo após, os participantes puderam aprender conceitos práticos na “Oficina de Sticker Urbano”, da estudante e ilustradora independente Geiza Soares. Os cantores Tiago Marques e Paulo Garrido se apresentaram no encerramento, o segundo dia do projeto.

Seguindo o mesmo padrão, no terceiro e último dia do evento, os ingressantes conversaram com a produtora cultural e audiovisual Maitê Sousa, em “Discutindo Memória Social e Património Imaterial: Notas Etnográficas da Experiência do Documentário ‘Quando Voltaremos aos Arraiais’". Na sequência, propuseram o debate sobre o tema “Vivenciando a Cidade: O Olhar Através do Desenho de Observação Urbano e Conexão com o Cotidiano”, com auxílio do arquiteto, designer e professor universitário Alex Soares. A partir do meio-dia, os shows do grupo "Todos os Cigarros do Mundo", da banda “Curva do 90” e da cantora Yasmim Ohana encerraram a edição deste ano da Semana de Arte.

O coordenador de ensino, pesquisa e extensão do CAAV – Gestão OcupArte, Pedro Emanoel, destacou que a realização do projeto é uma conquista para os discentes. Na visão dele, a adesão do público atendeu às expectatias, mesmo após os impedimentos da pandemia de covid-19, nos anos anteriores. “Tentamos promover ao máximo a integração entre teoria, prática e produção cultural, para tentarmos fomentar o interesse – tanto do corpo discente, quanto da comunidade – pela arte”, afirmou.

Veja as fotos dos três dias da Semana de Arte do curso de Artes Visuais:

Palestras, oficinas e apresentações musicais da 5° Edição da Semana de Arte do curso de Artes Visuais - 24-03-2022

Por: Júlio César

Produção: Juan Terra, Orlando Ezon e Júlio César