Palestra sobre metodologias ativas é a atividade do 1º Ciclo de Palestra Avançada, nesta quinta-feira, 20

publicado: 19/04/2023 12h43, última modificação: 20/04/2023 12h53
Professor João Batista Bottentuit Júnior aborda limites e possibilidades na docência do século XXI, no evento do Câmpus de Grajaú

O 1º Ciclo de Palestra Avançada – Veredas da Docência no Século XXI: O Ensino de Ciências Naturais, promovido pelo Centro de Ciências de Grajaú (CCGr) traz, nesta quinta-feira, 20, a palestra Metodologias Ativas: os seus limites e possibilidades na docência do Século XXI, realizada pelo professor João Batista Bottentuit Júnior.

As palestras tem como objetivo abordar questões diretamente vinculadas aos processos de ensino e pesquisa em ciências naturais e metodologias ativas voltadas para ação pedagógica no contemporaneidade. Para o palestrante, o tema é de extrema relevância para o contexto atual da educação, que está em constante transformação, e a pandemia acelerou ainda mais a necessidade de repensar as metodologias de ensino:

"As metodologias ativas são uma abordagem pedagógica que coloca o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado. Essa abordagem busca promover o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de atividades práticas, em que o estudante é estimulado a pensar criticamente, resolver problemas e colaborar com seus colegas.  No entanto, apesar de suas vantagens, as metodologias ativas também apresentam desafios e limitações. É preciso que os professores estejam preparados para implementá-las e que haja um planejamento cuidadoso para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos", destacou Bottentuit Júnior.

De acordo com o organizador do evento e professor do Departamento de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, José Milton da Silva Marinho, as palestras podem contribuir na formação complementar dos discentes e além proporcionar aos mesmos, meios que possam estimular ao processo de aprendizagem de diversos conteúdos voltados para o ensino de Ciências Naturais – Química.

“O evento tem por finalidade ampliar os conhecimentos dos discentes sobre a importância, o compromisso e os desafios inerentes à docência e pesquisa em ciências naturais na contemporaneidade. Trata-se de uma atividade de grande importância e valor acadêmico, pois envolve: a participação de preletores com vasta experiência e reconhecida expertise nas suas áreas de atuação; tem na sua proposta metodológica de execução, questões e temas comprometidos ao ensino e a pesquisa; e, por fim, é uma oportunidade especial de formação e troca de saberes para todos os participantes”, ressaltou Milton Marinho.

O evento tem como temática “O Ensino de Ciências Naturais no Século XXI”, visa promover um ambiente de formação ativa, através da ação colaborativa, com professores e estudiosos sobre o processo de ensino – aprendizagem e pesquisa em ciências naturais.

A programação começou no dia 13 deste mês, com a palestra “Os desafios e a possibilidade da docência no século XXI”, ministrada pelo prof. Cícero Bezerra (Departamento de Química/CCET) Ressalta-se que o evento é destinado aos alunos inscritos na disciplina “Seminários para Formação Docente em Ciências Naturais” e a comunidade acadêmica do Campus Grajaú. Sua programação vai até o dia 6 de maio, com transmissão via Google Meet.

Confira a programação completa.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras