Notícias

Palestra inaugural da UFMA reúne escritores do Brasil e do Congo

publicado: 26/09/2025 15h07, última modificação: 26/09/2025 16h54
Evento ocorre na segunda-feira, 29, no Centro de Ciências Humanas (CCH), em São Luís
Palestra inaugural da UFMA reúne escritores do Brasil e do Congo

O Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abrirá o semestre letivo de 2025 com a palestra inaugural “No rastro da palavra”, que ocorre na próxima segunda-feira, 29,, às 10h, no Auditório Mário Meireles. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e promete ser um momento de integração entre literatura, tradução e performance artística.

A palestra será ministrada pelo poeta congolês Gabriel Mwene Okoundji, reconhecido internacionalmente pela força de sua obra literária. Ao longo de sua carreira, Okoundji recebeu distinções como o Grand prix littéraire d’Afrique noire, o Prêmio Benjamin Fondane e o Prêmio Léopold Sédar Senghor. Além disso, foi agraciado pelo governo francês com o título de Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres, sendo esse uma das maiores honrarias culturais do país, concedida a personalidades que contribuem de forma expressiva para as artes e a literatura.

Segundo a professora do Departamento de Letras que será mediadora da palestra, Emilie Geneviève Audigier, “ao longo da carreira, ele já recebeu vários prêmios importantes, sendo considerado uma das vozes francófonas mais importantes da atualidade”, destaca.  

Além da conferência de abertura, o encontro contará com a presença do poeta, tradutor e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Guilherme Gontijo Flores, responsável pela tradução das obras de Okoundji no Brasil. Flores é uma das vozes mais expressivas da literatura contemporânea brasileira, com vasta produção acadêmica e literária, premiada no cenário nacional e internacional. Na ocasião, ele estará lançando seu décimo livro, “Panapaná”. 

Um dos pontos altos da programação será a performance poética conjunta de Okoundji e Flores, que criará um espaço de interlocução sensível entre diferentes tradições culturais. A proposta busca aproximar o público brasileiro da literatura africana contemporânea.

Para o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Luciano Façanha, a iniciativa marca um momento singular para a instituição. Ele destacou que representa um marco para o Centro, por unir literatura, tradução e performance em um mesmo espaço de diálogo. Também ressaltou que eventos como este ampliam o alcance da Universidade, fortalecem o intercâmbio cultural e proporcionam aos estudantes e pesquisadores uma experiência enriquecedora de contato direto com nomes de relevância internacional.

O evento é um momento de recepção aos novos discentes do segundo semestre letivo da instituição, mas está aberto a professores, pesquisadores, técnicos do ensino superior e da educação básica, além da comunidade cultural do Maranhão. As inscrições serão realizadas no local, e os participantes terão direito a certificado de duas horas.

Saiba mais 

A vinda dos escritores a São Luís faz parte da Temporada França-Brasil 2025, que é um programa promovido pelo Instituto Guimarães Rosa (para a programação brasileira na França) e pelo Institut Français (para a programação francesa no Brasil), em estreita colaboração com a Embaixada do Brasil na França e a Embaixada da França no Brasil, e sob apoio dos Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura de ambos os países. A programação conta com uma série de eventos culturais em áreas como ciência, educação e meio ambiente. 

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: