Palestra “Odontologia e Produtos Naturais” aborda alternativas para tratamento e prevenção de doenças, no próximo dia 22

publicado: 17/05/2023 11h36, última modificação: 18/05/2023 09h04
Evento ocorrerá no Prédio de Odontologia, Cidade Universitária, a partir das 15h

O uso de produtos naturais como alternativa para tratamento e prevenção de doenças tem aumentado a cada dia. Com esse objetivo, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGo) da Universidade Federal do Maranhão realizará, nessa segunda-feira, 22, a partir das 15h, na sala de aula do PPGo, localizado no Prédio de Odontologia, a palestra “Odontologia e Produtos Naturais”. Aberta a discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da área, a palestra  será ministrada pelo professor da Universidade de Pernambuco, Pedro Henrique Sette-de-Souza.

O evento engloba uma série de ações do PPGo a fim de incentivar o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do país, fortalecendo a qualidade de produções científicas desenvolvidas durante o programa de pós-graduação com biomateriais odontológicos e bioprospecção de produtos naturais.

Na ocasião, o palestrante Pedro Sette-de-Souza abordará aspectos importantes para a identificação de moléculas funcionais, por meio da bioprospecção de produtos naturais extraídos de biomas da região Nordeste, visando ao reconhecimento de novos produtos ou processos de alto valor socioeconômico na área odontológica.

Também serão sintetizados pelo palestrante os principais estudos desenvolvidos com o uso de biocompostos analisados em vegetais encontrados na Caatinga, além de testes experimentais para aplicabilidade terapêutica em tecidos bucais.

O docente José Roberto de Oliveira Bauer acredita que a iniciativa será fundamental para a produção de novos estudos em odontologia e produtos naturais. “A palestra estimulará os pesquisadores no planejamento de novos estudos para identificação de compostos úteis extraídos de produtos naturais de diversos biomas do Maranhão, com possíveis aplicabilidades na área odontológica, a fim de gerar novos pedidos de patentes”, destacou.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro