Palestra “Maranhão e a Diáspora Africana” abre o III Seminário Internacional Histórias Conectadas

publicado: 07/12/2022 13h39, última modificação: 07/12/2022 19h05

Na manhã dessa terça-feira, 6, foi realizada a abertura do III Seminário Internacional Histórias Conectadas, com a palestra “Maranhão e a Diáspora Africana”, no auditório Mário Meirelles, do Centro de Ciências Humanas (CCH). O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) e teve por objetivo apresentar e discutir as conexões entre o Maranhão e o continente africano.

O palestrante Daniel Domingues da Silva — professor adjunto de História Africana na Universidade Rice nos Estados Unidos e pesquisador efetivo do Portal Origens Africanas — falou sobre as consequências da diáspora africana no Maranhão. “A diáspora que ocorreu no Maranhão possuía uma forte conexão com a Nova Guiné, pois o estado tinha uma localização que favorecia a chegada dos navios negreiros, por isso muitos escravizados trazidos para cá eram de lá”, acrescentou.

A coordenadora do PPGHis, Soraia Sales Dornelles, falou sobre a importância do evento ser oferecido na UFMA. “Neste evento de abertura, nós trabalhamos com a conexão entre o continente africano e o Maranhão. Apesar de evidente essa ligação, ela é pouco explorada com base em uma perspectiva histórica que aborde os problemas e os temas sobre ela. Na Universidade, é importante que a gente produza pesquisas e discussões que partem da produção de conhecimento local para que depois tenhamos debates com temáticas globais, iguais a este”, afirmou.

Acesse a programação completa

Saiba mais

A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno caracterizado pela imigração forçada de africanos, durante o tráfico transatlântico de escravizados. Estima-se que, durante todo o período do tráfico negreiro, aproximadamente, 11 milhões de africanos foram transportados para as Américas, dos quais, em torno de cinco milhões tiveram como destino o Brasil.

Veja as fotos:

III Seminário Internacional Histórias Conectadas - 06-12-2022