Notícias
Palestra “A Música e as Outras Linguagens” será realizada no dia 13
Com o objetivo de compreender a interlocução entre as artes, performance e educação musical, os Grupos de Pesquisas “Todos os Sons”, da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de São Bernardo, e “Cruviana: Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação, Arte e Intercultura”, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do Programa de Extensão Laboratório de Práticas Educativas e Criação em Artes (Lapeca), da UFRR, realizarão, no dia 13, a partir das 14h, a palestra “A Música e as Outras Linguagens”, que visa articular conteúdos da musicalização, composição, conscientização sobre as pedagogias musicais e a prática da iniciação e dimensões da performance. A palestra poderá ser visualizada pelo Canal do Grupo de Estudos e Pesquisas Cruviana, no YouTube.
A palestra, destinada a estudantes de música e das outras linguagens artísticas, estudantes de pedagogia e demais interessados em música, é aberta ao público, sem a necessidade de inscrição e com direito a certificação emitida pelo Programa de Extensão Laboratório de Práticas Educativas e Criação em Artes da UFRR.
A palestrante será a professora da educação básica/arte educadora Andressa Nascimento (também conhecida como Euterpe), licenciada em Música pela Federal de Roraima, que também é cantora, compositora popular e produtora cultural.
Ela tem cinco álbuns lançados: Batida Brasileira (2009) – Prêmio Funarte/Projeto Pixinguinha, Batida Brasileira 2 (2015), Musa (2016), Colorindo (2020) e Pura Mistura (2021), resultado da gravação de show on-line com patrocínio da Lei Aldir Blanc. O show Batida Brasileira foi premiado na turnê Sesc Amazônia das Artes (2011), circulando pelas dez capitais da Amazônia Legal.
“O evento pretende aproximar os estudantes de música e outras linguagens, por isso essa palestra encerrará o ciclo de debates sobre a formação artística consciente com as necessidades de formação dos alunos e do público”, explicou o professor do curso de Linguagens e Códigos – Música, câmpus de São Bernardo, Jefferson Mendes.
Os grupos de pesquisas envolvidos organizam discussões e palestras no formato presencial e on-line para debater a formação de professores, em especial na área de artes. “Este ano, o Lapeca já realizou uma série de palestras com especialistas nas áreas de Artes Visuais, Teatro, Música, Pedagogia e Dança, buscando o fomento e a reflexão do papel do estudante/professor de artes na formação com um profissional consciente de seu papel transformador”, lembrou Mendes.
Por: Jarina Milena
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante