Notícias

Painel sobre empreendedorismo social é promovido pelo curso de Relações Públicas na próxima quinta-feira, 31

publicado: 25/07/2025 14h45, última modificação: 25/07/2025 16h06
Painel sobre empreendedorismo social é promovido pelo curso de Relações Públicas na próxima quinta-feira, 31

Promover o debate sobre o empreendedorismo social como ferramenta de transformação coletiva e desenvolvimento sustentável é a proposta do evento “Eu que Faço: Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto”, realizado pelo curso de Comunicação Social - Relações Públicas, do Centro de Ciências Sociais (CCSO), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A programação será realizada na próxima quinta-feira, 31, no auditório do Edifício João Goulart. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento, por meio do link, disponível aqui.

A ação reúne empreendedores sociais que atuam em projetos, negócios ou coletivos com foco em impacto social; influenciadores digitais interessados na temática; futuros empreendedores que buscam caminhos para tirar ideias do papel com viabilidade e propósito; estudantes de cursos como Administração, Comunicação Social, Serviço Social, Economia, Gestão Pública e entre outros; agentes de políticas públicas, gestores ou representantes de instituições de fomento à economia social; integrantes de iniciativas comunitárias, redes solidárias e coletivos criativos, que atuam com geração de renda, cultura, educação ou sustentabilidade.

Segundo a estudante do curso de Relações Públicas e integrante da equipe organizadora, Giovanna Oliveira, a inciativa surgiu a partir da disciplina Gestão Estratégica de Eventos Corporativos. “Desde o início, tivemos o desejo de desenvolver um evento voltado para o social, com impacto direto na sociedade. Então, pensamos em abordar o empreendedorismo como um meio de transformação social, valorizando o empreendedor que cria soluções para problemas reais e gera impacto em sua comunidade. Com isso, o ‘Eu que Faço’ surgiu da vontade de promover o diálogo entre quem já atua no campo do empreendedorismo social no Maranhão e o público que busca inovação, propósito e transformação por meio do ato de empreender”, explicou a discente.  

O painel conta com uma equipe coordenada pela professora Nilma Lima, e compostas pelos discentes: Giovanna Oliveira, Alana Teixeira, Bianca Cantanhede, Ellen Freitas, Kawanny Ribeiro, Maria Eduarda Ferreira e Victória de Moraes. Além do apoio de organizações e instituições que auxiliaram na logística e na viabilização de recursos materiais: Eneva, Cervejaria Dona, Fundação JPA, RV Printi, Studios BRC, BW Assessoria, Emaranhados HUB e o Coletivo Nós.

Giovanna Oliveira comenta sobre a importância da temática que busca a visibilidade e a valorização do empreendedorismo. “Em tempos de instabilidade econômica, crescente desigualdade social e esgotamento de modelos tradicionais de desenvolvimento, o empreendedorismo social se fortalece como alternativa real para transformar territórios e gerar impacto coletivo. Muitas iniciativas já surgem da necessidade, da criatividade e do compromisso com a transformação de realidades, seja em bairros periféricos, comunidades urbanas ou contextos acadêmicos. O evento surge, portanto, como um espaço para refletir, reconhecer e fortalecer o empreendedorismo social como caminho possível, necessário e estratégico para a geração de soluções sustentáveis em diferentes contextos. A proposta é mostrar que negócios podem nascer da escuta do território, da articulação em rede e do desejo coletivo de transformação, sem perder de vista a viabilidade econômica e o impacto social”, ressaltou.

A programação vai contar com a apresentação do painel; mesa redonda reunindo especialistas que vão abordar diversos contextos: “Economia criativa e autonomia feminina”, “Ferramentas e oportunidades para negócios de impacto”, “Apoio do poder público ao empreendedorismo social” e “Negócios de impacto e diversidade”; diálogo com o público; e, pocket show.

“A expectativa é que a programação proporcione mesmo um espaço rico de troca, aprendizado e inspiração. Nós queremos que o público, empreendedor ou não, aproveite o máximo dos especialistas que vão compor a mesa e saiam inspirados para criar negócios impactantes aqui no Maranhão. Esperamos colocar em evidência empreendedores, gestores públicos, estudantes e organizações sociais que acreditam que negócios podem mudar vidas e comunidades sem perder de vista a viabilidade econômica”, salienta Giovanna Oliveira.

“Eu que Faço: Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto” é uma inciativa que busca reforçar a atuação do empreendedorismo como área essencial no desenvolvimento social e na transformação de realidades.

Para mais informações, acesse o Instagram do evento por meio do link, disponível aqui.

Por: Aline Vitória

registrado em: