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Painel on-line “Comunicar é moda?”, de estudantes de Relações Públicas, promoverá debate sobre comunicação, moda e empreendedorismo

publicado: 15/07/2022 13h56, última modificação: 15/07/2022 20h12

O mundo da moda está em constante expansão e, nos últimos anos, tem se destacado por sua influência nos mais diversos setores da sociedade. Para além disso, eventos como Met Gala e semanas de moda que ocorrem em cidades como Paris, capital da França, e Milão, capital da região da Lombardia, na Itália, além de bailes como os promovidos pela revista Vogue, são reflexos da grandiosidade desse nicho.

Tendo este universo em vista, foi organizado por estudantes do sétimo período de Relações Públicas da Cidade Universitária Dom Delgado, e orientado pela professora Nilma Mendes, que ministra a disciplina de “Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais”, o painel on-line “Comunicar é moda?”, marcado para o dia 21 de julho, a partir das 19h. O evento tem por objetivo expor e discutir a atuação dos profissionais de comunicação no mundo da moda, ampliando a discussão sobre a importância da relação entre as duas áreas.

A ideia surgiu em decorrência da necessidade de informação sobre a atuação dos profissionais de comunicação no mundo da moda. A ampliação do extenso universo fashion vem abrindo espaços para novas possibilidades de atuação de outros profissionais, e o painel, observando a escassez de informações sobre a integração entre moda e comunicação, busca expor e discutir o papel fundamental de comunicólogos e futuros comunicólogos nessa área.

“A escolha desse tema ocorreu pela escassez de incentivo, de debates e palestras sobre o papel do comunicador na área da moda. Nós praticamente não sabemos muito o que a nossa profissão realiza neste ramo e, às vezes, até nem sabemos que podemos, sim, atuar nele, das mais variadas formas”, afirma Mariana Pontes, estudante de Relações Públicas e componente da equipe organizadora do painel.

Para além de estudantes de comunicação, o painel também é voltado para profissionais de comunicação e empreendedores do ramo da moda que desejam aprofundar seus conhecimentos, visando ao crescimento de seus próprios negócios, mostrando novamente a gama de possibilidades que o mundo da moda proporciona.

“Além de chamar a atenção dos estudantes para esse tema, busca-se atrair os empreendedores que possuem alguma marca e que não sabem como gerir o seu negócio. O painel contará com vários profissionais incríveis que estão no mercado há anos, e será uma grande oportunidade de identificação e aprendizado”, detalhou a aluna.

A abordagem do evento pretende ser feita por meio de quatro perspectivas da atuação dos profissionais de comunicação — em jornalismo, publicidade, relações públicas e cerimonial-eventos — no segmento fashion, para assim promover apresentação e discussão sobre a relação existente entre comunicação e moda.

Segundo Ester Ramos, integrante da equipe organizadora do evento, o grupo teve por objetivo traçar conhecimentos por meio de várias perspectivas. “Nós queríamos explorar quatro perspectivas diferentes, por isso escolhemos um profissional de cada área: a Marcela Palhão, que é jornalista de moda e tem notoriedade nesse segmento; a Thais Possobom, que vai representar a publicidade; a Abigail Cardoso, com a parte de eventos e relações públicas; e o Manoel, que é especialista em comunicação de moda”, afirmou.

Apesar dos desafios, a organização do painel garantiu aprendizados na criação e no planejamento de eventos aos discentes. “Foi um desafio e tanto, porém um desafio muito bom. Toda a correria de ir atrás de painelistas, os prazos que tínhamos para confirmar com todos, as divulgações, tudo isso nos deu muita experiência. Admito que achar profissionais da comunicação para um evento que aborde essa temática da moda não foi algo tão fácil, mas posso afirmar que os painelistas confirmados em nosso painel são profissionais incríveis, temos painelistas aqui do Maranhão, de São Paulo e até de Paris, então vamos ter uma visão bem ampla do contexto do nosso tema, e isso me orgulha”, finaliza Mariana Pontes.

Confira a programação:

19h-19h20 – Solenidade de abertura

19h20-19h40 (20 minutos) – Thais Possobom – “A publicidade como ferramenta de comunicação para marcas de moda”

19h40-19h45 (5 minutos) – Perguntas para Thais

19h45-20h05 (20 minutos) – Manoel Mougeot – “As possibilidades que existem na relação entre moda e comunicação”

20h05-20h25 (20 minutos) – Abigail Cardoso – “A experiência do profissional de relações públicas em eventos de moda, estratégias, características e percepções”

20h25- 20h45 - (20 minutos) – Marcela Palhão – "Jornalismo de moda: Atuação e oportunidades”

20h45- 21h05 – Perguntas para os demais painelistas

21h05- 21h30 – Sorteios e agradecimentos

Por: Emerson Diniz

Produção: Luciano Santos

Revisão: Jáder Cavalcante

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