Notícias

Painel debate avanços, atualizações e desafios do estágio obrigatório e não obrigatório

publicado: 24/04/2023 13h56, última modificação: 24/04/2023 22h02
Atividade fez parte da programação do terceiro dia do Fórum de Graduação 2023, na Cidade Universitária
Painel debate avanços, atualizações e desafios do estágio obrigatório e não obrigatório

A Cidade Universitária Dom Delgado foi palco, na manhã de quinta-feira, 20, de um grande debate sobre os avanços, as atualizações e os desafios do estágio obrigatório e não obrigatório dos cursos de graduação da UFMA. Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o painel ocorreu no Auditório Sérgio Ferretti, localizado no prédio CEB Velho. O evento reuniu chefes,  coordenadores e supervisores de diversos departamentos, além de representantes da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (Dideg) e Divisão de Integração Acadêmico Profissional (Diap). O encontro foi transmitido ao vivo pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

O debate, conduzido pela professora do Departamento de Medicina Cecilma Miranda de Sousa Teixeira, teve por objetivo apresentar e divulgar o trabalho da Diap diante das tramitações dos estágios. “O foco, sobretudo, foi mostrar a sintonia e dizer que estamos sempre buscando inovações, a fim de que os coordenadores, supervisores e alunos tenham cada vez mais campos de estágio amplos e acessíveis”, ponderou.

Com mais de seiscentas empresas conveniadas à Universidade, a diretora da Diap, Natália Ribeiro Mandarino, acredita que essa ação é um ganho significativo para a comunidade acadêmica. “Esse foi um momento muito importante, para nós, que estamos participando desse Fórum de Graduação, no que tange à construção de novos conhecimentos. Também consideramos as sugestões de melhorias e esclarecemos todas as dúvidas que são extremamente pertinentes para os coordenadores de estágio”, destacou. 

Cerimônia marca abertura do Fórum de Graduação 2023

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão realizou, na manhã do dia18 de abril, no Auditório Sérgio Ferretti, localizado no prédio CEB Velho da Cidade Universitária Dom Delgado, o Fórum de Graduação 2023. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A mesa de abertura contou com a participação do reitor Natalino Salgado Filho; do pró-reitor da Proen, Romildo Martins Sampaio; do diretor de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (Dideg), Jaiver Efren Jaimes Figueroa. Também estiveram presentes o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade; o pró-reitor da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Silva Soares; a pró-reitora da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Marília Cristine Valente Viana; e o docente Walber Lins Pontes. 

No primeiro dia, pela manhã, houve a palestra “Professor no século XXI”, ministrada pelo diretor do Instituto Educater de São Paulo, Paulo Marcondes Carvalho Júnior. Também houve o lançamento de material didático com orientações do “Caderno de Boas Práticas de Ensino”. 

O Fórum de Graduação teve por objetivo discutir os desafios presentes na gestão atual dos cursos de graduação, com apresentações de orientações que balizem os procedimentos desde o ponto de vista legal até o operacional, além de promover um espaço para a troca de informações entre atores internos e externos para garantir o desenvolvimento do ensino de graduação. 

Na ocasião, Natalino Salgado destacou que a UFMA não deve caminhar sem ouvir a sociedade. “A sociedade muda, por isso temos toda uma gestão organizacional. As práticas de docentes no dia a dia, por exemplo, requerem novas inovações tecnológicas atualmente. Isso implica, portanto, aproximar a Instituição diante de grandes desafios postos pelo corpo social. O evento, além de produtivo, contribuirá grandemente para a melhoria na gestão dos cursos de graduação”, comentou.

O ensino de graduação no país, como explicou Romildo Sampaio, está passando por grandes mudanças em suas legislações e normativas. “O Fórum de Graduação foi uma iniciativa extremamente relevante para que pudéssemos fazer as tratativas relacionadas a esses temas, a fim de repercutir, significativamente, no dia a dia dos cursos de graduação da nossa Universidade”, pontuou.  

Segundo Jaiver Figueroa, a ideia foi levar os chefes de departamentos, coordenadores de cursos, corpo docente e técnicos administrativos para uma discussão sobre a produção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e, com isso, encaminhar os alinhamentos que serão aplicados em um possível processo de avaliação.

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras

Fotografia: Raul Pontes

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: