Notícias

Painel “Desperta: Conhecer para Proteger” mobiliza UFMA no combate à violência contra a mulher

publicado: 31/07/2025 16h23, última modificação: 31/07/2025 16h36
Painel “Desperta: Conhecer para Proteger” mobiliza UFMA no combate à violência contra a mulher

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade universitária para o enfrentamento à violência contra a mulher, estudantes do 5º período do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram, no dia 29 de julho, o painel “Desperta: Conhecer para Proteger”. A iniciativa, que ocorreu no auditório setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSO), integrou a disciplina de Gestão de Eventos Corporativos e marcou a culminância de um semestre de aprendizado teórico e prático.

A atividade contou com a participação de especialistas de diferentes áreas, como jurídica, psicológica, social e esportiva, e foi pensada como um espaço de escuta, acolhimento, conscientização e empoderamento.

Entre as convidadas, estiveram a psicóloga Anne Andrade; a coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka; a presidente da Associação “Somos Todos Marianas”, Carolina Costa; a atleta faixa preta de kickboxing Adriany de Paula; a odontolegista Juliana Aires e a perita criminal Lyana Barbosa. A mediação foi feita pela professora Gisa Carvalho, chefe da Divisão de Gênero e Diversidade, da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ação Afirmativa da UFMA.

A proposta é ampliar a discussão e incentivar mudanças de comportamento, especialmente entre os homens, contribuindo para a desconstrução de padrões violentos.

Coordenadora da disciplina responsável pelo projeto, a professora Nilma Lima explica que o painel foi resultado da junção entre teoria e prática, um dos pilares do ensino no curso de Relações Públicas.

“A proposta da disciplina é que os alunos, ao final do semestre, entreguem um evento que não fique apenas dentro dos muros da Universidade. A ideia é que eles produzam algo que gere impacto social e dialogue com a realidade. Ao percebermos o aumento alarmante dos casos de feminicídio e violência de gênero, surgiu a proposta de criar um evento que despertasse a atenção da comunidade para essa pauta tão urgente”, afirmou.

A estudante Verônica Vieira, uma das organizadoras do painel, destacou o desafio e a relevância de tratar o tema em um espaço de formação acadêmica.

“Tem sido uma experiência desafiadora, mas extremamente gratificante. Estamos trazendo para a prática tudo o que aprendemos em sala e, ao mesmo tempo, contribuindo para uma discussão necessária. É uma forma de devolver para a sociedade um pouco do que estamos construindo na Universidade”, disse.

A delegada Kazumi Tanaka, uma das palestrantes do evento, ressaltou a importância de que esse tipo de ação seja promovida dentro de universidades públicas:

“Esse espaço é formador de opiniões. A gente espera que os estudantes saiam daqui não apenas com mais informação, mas com uma nova consciência. A violência contra a mulher é uma questão social profunda, que precisa ser enfrentada também com mudanças de mentalidade e relações”, pontuou.

O painel “Desperta: Conhecer para Proteger” representa mais do que a entrega de um trabalho acadêmico é um exercício de cidadania, escuta ativa e mobilização coletiva. Um passo firme na construção de uma Universidade mais consciente, acolhedora e comprometida com a transformação social.

 

Por: Maria Clara Botentuit

Fotos: Maria Clara Botentuit

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: