Pacientes do HU-UFMA participam de Projeto de leitura desenvolvido pela Semed

publicado: 29/04/2024 15h14, última modificação: 29/04/2024 15h14
Eles deram vida aos personagens do livro “Pequeno Príncipe” em atividade da Classe Hospitalar ABC Nefro
Pacientes do HU-UFMA participam de Projeto de leitura desenvolvido pela Semed

Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. Essa é uma frase clássica do livro “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo francês Antoine Saint-Exupéry, em 1943. Ela e tantas outras foram lidas pelos pacientes da Unidade de Hemodiálise do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh), durante as aulas da Classe Hospitalar ABC Nefro. A atividade foi pensada para incentivar a prática da leitura e teve sua culminância com uma apresentação teatral realizada por quatro pacientes/alunos, que deram vida a alguns personagens do livro: o príncipe, o aviador, a rosa e a raposa.

Com um chapéu de piloto e o texto em mãos, Robson Diego, 13 anos, que está há um ano e sete meses na hemodiálise enquanto aguarda um transplante de rim, leu empolgado um trecho do livro e colocou em prática o treinamento de interpretação, produção, técnica vocal, visual, expressão corporal e facial.  “Treinei bastante e foi muito legal ter participado. Meus personagens preferidos foram o príncipe e o aviador. Gostei demais do livro”, disse com um belo sorriso no rosto.

Robson é natural de Cajapió, interior do Maranhão, mas mora em São Luís para realizar o tratamento de saúde. Ele aproveitou para revelar o que quer ser quando crescer: policial ou atuar no Exército. Manifestou também que deseja comprar um jatinho. Uma vida cheia de sonhos. Ao lado dos demais, encheu de alegria e entusiasmo a sala da hemodiálise nesta quarta-feira (24).

A escola no hospital

A Classe Hospitalar é uma parceria do HU-UFMA com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em que os pacientes acompanhados estão oficialmente matriculados na rede municipal de ensino, na Unidade de Educação Básica Alberto Pinheiro. Entretanto, é uma modalidade diferente, pois as aulas são realizadas dentro do ambiente hospitalar. Ainda assim, os conteúdos atendem aos objetivos da Proposta Curricular do Órgão e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e, por isso, todos têm direito ao histórico escolar e à certificação ao finalizar os estudos.

Em sua prática pedagógica, a Classe promove atividades lúdicas e aulas interativas, estimulando vivências de acordo com o momento social.  Com base nisso, os professores de Português e Artes juntaram-se para desenvolver uma ação interdisciplinar em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e ao Dia do Estudante Hospitalizado (23 de abril), este último recentemente incluído no calendário escolar da Rede Municipal de Ensino.

Para tanto, a apresentação fez parte do encerramento do Projeto “Dia Nacional do Livro Infantil: Uma viagem literária com o Pequeno Príncipe”. “Esta é uma forma de mergulharmos ainda mais fundo na história, de nos conectarmos com cada nuance e lição que ela nos oferece”, relatou a professora de Português, Adriana Martins.

“Para fazer teatro não precisamos necessariamente de muito espaço. Foi pensando nessas crianças e no projeto que já estava sendo desenvolvido na disciplina de Português, que resolvi fazer uma atividade de leitura do texto dramático, onde as crianças poderiam encenar, sem comprometer o tratamento. Dessa forma, trabalhamos alguns fragmentos da história. Foram três semanas de ensaio”, discorreu Silvio Sodré, professor de Artes.

Na ocasião, foram entregues também kits de livros doados pela Semed para todos os alunos da Classe Hospitalar, sendo quatro do ensino fundamental- anos finais e sete dos anos iniciais.

“É maravilhoso ver como a arte e a literatura podem fazer parte da vida das crianças, mesmo em circunstâncias desafiadoras. Parabenizo os profissionais envolvidos, tanto da escola quanto do hospital, incluindo também os familiares, pois todos foram fundamentais para o sucesso dessa iniciativa”, frisou a assistente social e coordenadora da Classe ABC Nefro, Gisele Pereira.

Como mensagem final aos presentes, Adriana Martins deixou um recado especial. “Leiam, leiam com entusiasmo, leiam com propósito, pois são nas páginas de um livro que encontramos a inspiração, a sabedoria e a verdade que moldam nossas vidas e transformam o mundo”, pontuou.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA