Orientadora do Núcleo de Pesquisas Jurídicas de Imperatriz fala ao programa Rádio Ciência a respeito da linha de pesquisa sobre a relação entre democracia e desigualdades

publicado: 05/04/2021 13h20, última modificação: 05/04/2021 13h39
1 | 2
2 | 2

Em entrevista ao programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9, a professora do curso de Direito da UFMA, Câmpus Imperatriz, Ellen Pantoja falou sobre a linha de pesquisa do Núcleo de Pesquisas Jurídicas de Imperatriz (Nupeji), que analisa a relação entre democracia e desigualdade e a repercussão nas políticas educacionais. Ela também comentou a abertura, até o dia 10 deste mês, do prazo submissão de trabalhos para a I Jornada do Núcleo de Pesquisas Jurídicas – Democracia e Direitos Fundamentais.

A linha de pesquisa, conforme descreveu, tem por proposta compreender, com base em elementos da teoria política, a relação entre democracia e desigualdade, e a repercussão nas políticas educacionais. “Nossa investigação está em observar em que medida o estado atua para a investigação desse direito principalmente em relação a estudantes pertencentes a camadas populares em minorias sociais”, destacou.

Na entrevista, ela explicou que o Nupeji atualmente tem pesquisado sobre o financiamento da educação pública no Brasil e os desafios decorrentes do atual contexto político. “Isso constitui um dos principais óbices ao encaminhamento das questões estruturais que permeiam a educação no Brasil, afetando a igualdade de oportunidades nessa área, por isso então, a necessidade de que se faça essa relação entre democracia e desigualdade”, relatou a docente.

Confira a matéria completa que foi ao ar no programa “Rádio Ciência”, da Universidade FM.

Por: Amanda Nascimento

Produção: Marcos Paulo Albuquerque