publicado: 05/07/2022 18h00, última modificação: 06/07/2022 18h42
Oficina de produção acadêmica instrui estudantes na elaboração do currículo lattes.jpg

Organizado pelo Laboratório de Estudos em Antropologia Política (LEAP - UFMA), teve início, nessa segunda-feira, 4, o minicurso “SobreViver na Universidade: oficina de produção acadêmica”, voltado para estudantes de graduação, que tem por objetivo instruir os estudantes universitários sobre os aspectos da montagem do currículo lattes, observando o preenchimento adequado das seções, onde e como organizar publicações e periódicos; entre outros elementos importantes e característicos que devem ser pontuados pelo profissional no currículo.

A oficina está distribuída em seis sessões: dias 4, 11, 18, 25 e 28 de julho, sempre das 9h30 às 12h30, na modalidade remota, por meio da plataforma Google Meet. Para participar, inscreva-se no SIGEventos.

O minicurso, direcionado para estudantes, mas priorizando as pessoas trans, alunos negros e alunas negras, indígenas e de baixa renda, aborda a importância da elaboração dos projetos de pesquisa para o ingresso na pós-graduação.

Nesse primeiro encontro, foram apresentados os conceitos da plataforma lattes e a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos, de Grupos de Pesquisa e de Instituições em um único sistema de informações, ministrado por Lara Matos da Silva, Raquel Froes e Nicole Pinheiro Bezerra.

Já no segundo encontro, que ocorrerá no dia 11, a oficina, ministrada pela educadora Martina Ahlert, abordará a temática dos periódicos científicos e como submetê-los, explicando quais as diferenças entre eles, qual a relação entre autor, pareceristas e editores, além de como traduzir o sistema de classificação das revistas no Brasil, o Qualis/Capes.

Nos três últimos encontros, 18, 25 e 28, os minicursos vão tratar da elaboração de projetos, mais especificamente, como ler um edital e como formular o problema de pesquisa, ministrado pelos professores Gabriela Lages Gonçalves e Lior Zalis; desenvolvendo estratégias metodológicas e discursivas na construção da apresentação,  justificativa e objetivos de pesquisa, com Maynara Costa de Oliveira e Alexandra Tavares; e, por fim, no último dia, os educadores Júlia Moita, Caio Cruz e Conceição de Maria Teixeira Lima, falarão da metodologia, do referencial teórico e cronograma.

Por: Aline Santos

Produção: Marcos Paulo Albuquerque