Notícias
Observação astronômica da “Superlua” será realizada nesta terça-feira, 14, a partir das 18h, no Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário
O Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário e o Laboratório Ilha da Ciência promoverão a observação astronômica da "Superlua" nesta terça-feira, 14, de forma presencial no local, ao lado do Núcleo de Esportes, na Cidade Universitária Dom Delgado, a partir das 18h. O evento também será transmitido virtualmente no Instagram @ilhadacienciaplanetarioufma.
O público em geral poderá realizar suas inscrições até hoje, 14, no site do evento, de forma gratuita. Com o tema “Superlua e Supermaré”, a observação astronômica conta com a estimativa de até 20 pessoas na modalidade presencial e mais de 100 acompanhando a live virtualmente via plataforma.
A observação astronômica da “Superlua” é uma atividade de divulgação científica para o enriquecimento do campo da ciência, além da disseminação dos conhecimentos e saberes científicos atrelados à astronomia, física e áreas afins.
Segundo Isabel Souza, do Laboratório Ilha da Ciência, no campo da astronomia, a “Superlua” ocorre quando, na sua fase cheia, possui a máxima aproximação em relação à Terra, variando devido à órbita elíptica que a Lua percorre em relação ao planeta Terra. “Quando a Lua está em um ponto orbital mais próximo da Terra, chamamos de perigeu; já nos períodos em que a Lua está em um ponto orbital mais distante, chamamos de apogeu”, abordou.
Na prática, tomando a perspectiva de um observador da Terra, a Lua, no perigeu, se torna 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu. “Assim, o fenômeno da ‘Superlua’ não é recorrente, havendo, portanto, grandes expectativas para a observação do fenômeno, sendo o mesmo imperdível”, finalizou.
Para mais informações, entre em contato com a Ilha da Ciência Planetário pelo Instagram @ilhadacienciaplanetarioufma ou pelo contato (98) 99173-5235.
Por: Lucas Araújo
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante