Notícias

Obra organizada por docente da UFMA discute os desafios do Direito na era digital

publicado: 24/07/2025 11h27, última modificação: 24/07/2025 16h48
Obra organizada por docente da UFMA discute os desafios do Direito na era digital

Com foco nos impactos jurídicos das inovações tecnológicas em um mundo cada vez mais conectado, a professora Márcia Haydée Porto de Carvalho, do programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR), assina a organização da coletânea ‘Direito e Novas Tecnologias no Mundo Globalizado – Aplicação e Conhecimento Diante da Transformação Digital na Contemporaneidade’. Publicada pela Juruá Editora, a obra reitera o papel da universidade na produção científica voltada aos grandes desafios da atualidade.

A coletânea reúne vinte e oito autores, entre professores, alunos e pesquisadores convidados, quatro deles de instituições estrangeiras, que exploram, sob diferentes perspectivas, questões emergentes como inteligência artificial, proteção de dados, regulação das redes sociais, crimes digitais, desinformação e novas formas de violência mediadas por tecnologia. Muitos dos capítulos resultam de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos em Direito e Novas Tecnologias da UFMA.

“As temáticas trabalhadas no livro são de amplo interesse de todos na medida em que se preocupam com a discussão sobre como o Direito pode disciplinar o uso das novas tecnologias de modo a garantir o respeito aos direitos fundamentais e à Democracia”, explica a professora Márcia Haydée.

Entre os destaques da obra, está o capítulo do jurista espanhol Francisco Balaguer Callejón, que defende a digitalização das constituições e a constitucionalização dos algoritmos como forma de enfrentar a desinformação na internet. Já o capítulo assinado pelas professoras Márcia e Monique Leray propõe ações educativas e regulamentações específicas para mitigar a violência de gênero praticada com uso de deepfakes.

A obra propõe uma leitura crítica e atualizada das transformações jurídicas provocadas pela tecnologia, com enfoque interdisciplinar e sensível aos novos paradigmas da atuação dos sistemas de justiça. “A organização consistiu em reunir e apresentar esses capítulos de modo a relacioná-los e colocá-los sob o guarda-chuva do título do livro”, comenta a docente.

Com qualificação no Scholarly Publishers Indicator, o livro está disponível para aquisição nos canais oficiais da Juruá Editora. O lançamento oficial está previsto para o dia 21 de Agosto, sede do PPGDIR (Rua do Sol, 117, Centro).

 

Por: Geovanna Selma

registrado em: