Notícias
Obra de aluno de Comunicação Social da UFMA é escolhido como Livro do Ano pela AML
A obra ‘Grandes Tragédias’, do discente de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Júlio César Lima foi escolhida como o Livro do Ano de 2024 pela Academia Maranhense de Letras (AML). A cerimônia para a entrega do prêmio ocorrerá no dia 16, com início às 18h30, na Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, Centro). O resultado foi anunciado em 28 de novembro.
Essa é a primeira edição do Prêmio Melhores Obras do Ano, lançado pela Academia em julho deste ano, destinado a selecionar, por uma comissão especializada, livros publicados entre julho de 2023 e julho de 2024. O evento é o momento de ressaltar a importância da literatura no Maranhão, por meio da concessão de honrarias aos escritores do estado.
Para o autor, esta homenagem é fruto de bastante empenho. “A premiação representa o reconhecimento de muito trabalho e dedicação com a literatura. É algo que eu fico muito feliz de estar comemorando agora. Espero que o recebimento seja capaz de incentivar outros poetas e poetisas de São Luís e de outras cidades do Maranhão”.
Grandes tragédias, publicado pela editora Folheando, é o segundo livro do escritor maranhense. Nessa obra, ele aborda temas como amor, esperança e questões sociais ligadas à cidade de São Luís, divididas em partes. “Decidi dividir em cinco atos, porque consegui organizar dessa forma, como eu queria me expressar no livro, já que a minha literatura passeia por muitos campos. Então, decidi fazer assim para eu entender melhor como minha literatura funciona também, de certo modo”.
Na condição de estudante da UFMA, Júlio Cesar revelou que escolheu o curso de jornalismo, por identificação com a escrita e, por isso, sua experiência acadêmica, influenciou na produção artística. Além disso, o discente estagiou na Diretoria de Comunicação da Universidade, oportunidade que marcou positivamente sua trajetória. “Considero a comunicação uma área muito interessante, tanto por parte da sala de aula, quanto da área profissional. Na minha experiência com a Diretoria de Comunicação, escrevendo para o portal da UFMA, consegui ter contato com diversos professores, alunos e pessoas da área cultural. Isso significa muito para mim, porque, a partir dessas vivências, consegui entender sobre o que é importante ser noticiado. Eu acredito que o direcionamento do jornalismo é o mesmo direcionamento da literatura", contou Júlio.
Mais prêmios e projetos
Em 2022, Júlio César publicou seu livro de estreia, intitulado ‘Quando as baleias choravam', também pela editora Folheando. Por essa obra, foi vencedor do Prêmio Volts, na categoria Literatura. Para o futuro, ele destaca mais trabalho com a escrita e com a produção cultural.
“Eu planejo continuar com o meu projeto Clube da Esquina, que é focado em dar oportunidade para as pessoas que estão começando na literatura, que se manifestam artisticamente, por meio da escrita. E para os que acompanham meu trabalho vou dizer que o terceiro livro já está em produção. Vai demorar um pouco, mas algum dia ele sai”, conclui Júlio César.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante