"Objetivos do desenvolvimento sustentável com foco na vigilância de doenças e agravos não transmissíveis na Amazônia” foi iniciado nessa terça-feira, 29

publicado: 30/08/2023 09h17, última modificação: 30/08/2023 14h33
Curso voltado para profissionais da saúde é realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no miniauditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, em São Luís.

Iniciou-se, na manhã dessa terça-feira, 29 de agosto, o curso “Objetivos do desenvolvimento sustentável com foco na vigilância de doenças e agravos não transmissíveis na Amazônia”. As aulas, que vão até amanhã, 30, no miniauditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, são de caráter formacional e direcionadas a profissionais da saúde das equipes de gestão dos municípios, com objetivo de intensificar a implementação da Agenda 2030 no Brasil.

As atividades são parte do “Projeto de Extensão Multicêntrico”, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Curso de Nutrição; Universidade Federal do Tocantins; Universidade Federal do Amapá; Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade Federal do Pará, em parceria com as secretarias de saúde dos estados.

Na ocasião, estiverem presentes o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi; o secretário de saúde do município de Axixá e membro do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems), Thiago Santos; a coordenadora geral do projeto, Marta Azevedo; a coordenadora local, Maylla Luanna; a diretora e o coordenador da divisão de doenças e agravos não transmissíveis, Patrícia Ribeiro e Victomar Teixeira.

Segundo a coordenadora geral do projeto, Marta Azevedo, a iniciativa financiada pelo Ministério da Saúde tem por objetivo promover a democratização e qualidade dos serviços de saúde ofertados em todas as regiões da Amazônia Legal. Para isso, ela comenta que desenvolver relações de capilaridade entre as instituições é essencial, para que seja possível trabalhar cooperativamente para que doenças recorrentes que assolam a população possam ser monitoradas e, posteriormente, evitadas.

“Além do encontro de hoje, o que nós produzimos também foi um material didático, no formato de apostilas, que foi construído por toda a equipe das universidades envolvidas. Nesse guia de estudo, são apresentadas teorias e objetivos de desenvolvimento sustentável, além de propostas de implementação de políticas públicas, elaboradas junto aos profissionais, para que assim possam resultar em projetos de intervenção da área da saúde”, comentou Marta.

O secretário geral do Cosems, Thiago Santos, também disse que o convite feito pela UFMA é de grande importância para o Conselho. “Estamos nos esforçando para, de fato, contribuir com a execução desse projeto, garantindo que ele chegue, dentro do Maranhão, aos nossos 217 municípios”, afirmou.

O vice-reitor, Marcos Fábio, ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), para a população brasileira. “Todos nós somos afetados, direta ou indiretamente, pelo SUS. Ele é um dos maiores sistemas de saúde do mundo e presta o maior serviço, independente de quem seja. Se você tem duzentos milhões reais na conta ou se você não tem nada, você é atendido. As universidades devem servir como vitrines para que possamos defender a saúde pública. Visto isso, um programa como esse só ressalta um belo e organizado trabalho que está sendo feito no Brasil”, pontuou.

Emanuelly, membra da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Ribamar, esteve presente no evento e definiu o momento de abertura como um grande incentivador para aqueles que estão ou não atuando na profissão. “Como meu trabalho é voltado para as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, o meu objetivo é participar e aprender cada vez mais sobre esse nicho, para que eu possa propor atividades e levar saúde para os pacientes”, finalizou.

Curso Desenvolvimento Sustentável

Saiba Mais

Agenda 2030 foi idealizada em 2015, durante o septuagésimo aniversário da ONU. Nela estão inseridos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como um pacto global no qual estão presentes 17 objetivos e 169 metas globais a serem atingidos até o ano de 2030. Ela consiste em um plano de ação para as pessoas e para o planeta, buscando garantir a prosperidade. Paz universal, liberdade, erradicação da pobreza em todas as suas formas e combate à poluição são algumas das muitas propostas defendidas.

Acompanha a ODSAMAZONIALEGAL no Instagram

Por: Júlio César e Karina Soares