Núcleo de pesquisa de Imperatriz vence prêmio da Intercom, Luiz Beltrão

publicado: 06/07/2022 17h45, última modificação: 06/07/2022 18h11
Núcleo de pesquisa de Imperatriz vence prêmio da Intercom, Luiz Beltrão.jpeg

O Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Comunicação, Gênero e Pesquisa Maria Firmina dos Reis – grupo de pesquisa vinculado ao curso de jornalismo da UFMA, Câmpus de Imperatriz, foi anunciado como vencedor do Prêmio Luiz Beltrão 2022, na categoria Grupo Inovador. O prêmio é concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e será entregue durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, evento promovido pela Intercom, que será realizado na UFPB, em João Pessoa, no período de 5 a 9 de setembro de 2022.

“O Prêmio é um gigantesco reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito desde 2019 pelas pesquisadoras do Núcleo Maria Firmina. Um Núcleo jovem e cheio de energia que vem construindo um percurso interdisciplinar sólido de estudo, pesquisa e extensão, dialogando a comunicação com as diversas intersecções, especialmente, as de gênero, raça, classe, cidadania, sexualidade, entre outras. Estamos em êxtase total!”, comenta a professora Michelly Carvalho, coordenadora do Núcleo.

O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação foi criado em 1997, com o objetivo de identificar anualmente pessoas, equipes ou instituições que realizam contribuições relevantes para o campo das ciências da comunicação no Brasil, reconhecendo a qualidade do trabalho acadêmico e profissional realizado nas universidades, valorizando a atuação individual, grupal ou coletiva.

Os candidatos ao prêmio são indicados pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação. Após a indicação, uma votação é realizada por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da Intercom, pelo atual presidente da entidade e pelos vencedores em todos os anos do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”.

Em 2022, além da premiação para o Grupo Inovador, concedida ao núcleo de pesquisa Maria Firmina, serão homenageados: Fiocruz, como Instituição Paradigmática; professor doutor Francisco de Assis (Cásper Líbero), como Liderança Emergente; e o professor doutor  Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre (Unisinos), em Maturidade Acadêmica.

Sobre o Núcleo

O Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Comunicação, Gênero e Feminismos – Maria Firmina dos Reis foi criado em maio de 2019, com o objetivo de desenvolver e dar visibilidade aos estudos e às atividades de extensão na área de comunicação, gênero e feminismos. O Núcleo é composto pelas professoras doutoras Michelly Carvalho, coordenadora; Leila Sousa, vice-coordenadora, e Luciana Reino. Conta ainda com a participação de estudantes pesquisadores de graduação, mestrado e doutorado.

Desde 2020, realiza a Academia Preta Decolonial, um projeto anual de extensão de formação antirracista, gratuito, que surgiu em decorrência de reflexões sobre o desconhecimento que os estudantes de jornalismo da UFMA possuíam sobre a obra e a contribuição intelectual de autoras e autores negros, latinoamericanos. O curso concretiza os objetivos do núcleo de pesquisa de descentralizar o conhecimento, reconhecer e visibilizar as múltiplas formas de construção do saber e trazer para o debate e para o enfrentamento político questões sobre raça, gênero, cis-heteronormatividade e diversas outras formas de opressão que atravessam e desafiam a existência desses sujeitos.

Siga o núcleo de pesquisa Maria Firmina dos Reis, nas redes sociais: Instagram e Facebook

Por: DCom