Núcleo de Inteligência de Dados do Labcom é destaque no programa Rádio Ciência

publicado: 05/10/2022 11h40, última modificação: 05/10/2022 13h23

A reportagem do dia 23 de setembro do programa Rádio Ciência, da Radio Universidade FM 106,9, destacou a participação do Núcleo de Inteligência de Dados (NID), do Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) da UFMA, em uma pesquisa que busca analisar o consumo de conteúdos informativos entre universitários no Brasil. O estudo é coordenado pelo professor Gerson Luiz Martins, da Universidade Federal do Mato Grosso de Sul (UFMS).

Na reportagem, o envolvimento da Universidade na pesquisa foi explicado pelo coordenador do Labcom e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Comunicação da UFMA, o professor Márcio Carneiro dos Santos, que destacou que a Universidade atua na modelagem e tabulação dos dados, o que consiste no processo de levantamento, análise, categorização e exploração das informações necessárias ao estudo realizado.

Segundo o professor, o Núcleo de Inteligência de Dados foi concebido para ser parceiro em projetos de comunicação de organizações externas à UFMA, em que o foco da pesquisa é lidar com dados. “É um modelo de parceria em que a gente insere a UFMA em pesquisas nacionais. A contrapartida, além da visibilidade do próprio projeto, é, por exemplo, a gente conseguir uma bolsa de estudos para um aluno da UFMA, de Jornalismo, que participar da pesquisa”, declarou.

O professor também comentou as novas tecnologias aplicadas à área da comunicação, um dos focos do Núcleo. “Estamos desenvolvendo, inclusive, soluções já trazendo tecnologias mais recentes, como inteligência artificial, análise de textos por meio de algoritmos de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquinas. Estamos inserindo e trazendo para o campo da comunicação essas possibilidades novas que são, a meu ver, inevitáveis, justamente em função do ambiente digital, onde a gente tem um volume de dados muito grande”, explanou.

Confira o programa na íntegra:

Por: Orlando Ezon Melo Ferraz

Produção: Bruna Castro