Núcleo de Estudos/Pesquisas e Análise Social do Movimento Humano realizará 8ª Semana Nacional do Cérebro

publicado: 09/03/2023 13h38, última modificação: 13/03/2023 10h16
Núcleo de Estudos-Pesquisas e Análise Social do Movimento Humano realizará 8ª Semana Nacional do Cérebro.jpg

A 8ª Semana Nacional do Cérebro, que ocorrerá de 13 a 17 de março, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro, promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociência e comportamento (SBNeC) e compondo a Brain Awareness Week (BAW), campanha fomentada mundialmente pela fundação Dana Alliance, dos Estados Unidos. Este ano, a Semana traz como tema “O Cultivo da Resiliência”.

O professor Tarcísio Ferreira, coordenador do Núcleo de Estudos/Pesquisas e Análise Social do Movimento Humano (Nepas), responsável pelo evento, explica que, anualmente, no mês de março, universidades, escolas, hospitais e outras organizações, se unem durante uma semana para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos oriundos das neurociências.

“A Semana pretende levar a programação para estudantes, professores, idosos, educadores e profissionais de diversas áreas, dentro e fora da UFMA, por meio de rodas de conversa realizadas em vários locais diferentes da Grande São Luís”, explica.

O primeiro dia do evento trará, além da abertura, cinco rodas de conversa ministradas pelos estudantes do Nepas. A primeira, iniciada às 9h, será ministrada pelo coordenador do Núcleo, “O Cultivo da Resiliência”, em seguida, às 10h, Laurilúcio Militão abordará a nomofobia, termo que descreve o medo irracional de ficar sem o celular ou ser impedido de usá-lo. Já às 10h30, Adriano Sales guiará a roda de conversa sobre ansiedade e depressão, seguido por Henny Karolyne e Murilo Bispo, apresentando sobre exercício físico, cérebro e saúde; e aprendizagem e memória respectivamente. À tarde, a Universidade da Terceira Idade (Uniti) realizará a roda de conversa “Alimentos para o cérebro”.

Na manhã do segundo dia, que ocorrerá na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em Paço do Lumiar, a partir das 9h, as discussões estarão pautadas na qualidade do sono.  Já à tarde, a partir das 14h, a Uniti realizará as oficinas voltadas para a memória no câmpus de São Luís. No terceiro dia do evento, que será no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Câmpus Maracanã, a partir das 14h30, será ministrada, a roda de conversa “Quais as três disciplinas mais importantes para o cérebro na escola?".

No quarto dia, no auditório do Sesc - Deodoro, a partir das 10h, será ministrada novamente a roda de conversa sobre a qualidade do sono, e, por fim, no quinto e último dia, na Universidade Estadual do Maranhão, câmpus Paulo VI, no prédio da Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), será ministrada novamente a roda de conversa a respeito dos alimentos para o cérebro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na pagina do evento, na plataforma Even3, até o dia 13 de março.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro