Notícias

Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da UFMA orienta contribuintes sobre a declaração do IR 2025

publicado: 27/05/2025 15h57, última modificação: 27/05/2025 16h33
Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da UFMA orienta contribuintes sobre a declaração do IR 2025

De 27 a 29 de maio, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, oferecerá atendimento gratuito, com foco na declaração de Imposto de Renda 2025. A ação, que ocorre no rol de entrada do prédio do Castelão, próximo à Caixa Econômica, na Cidade Universitária, tem o objetivo de auxiliar pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs), de baixa renda com a declaração.

O público que buscar o NAF nesse período poderá contar com auxílio na declaração do IRPF, regularização de CPF e MEI e receberá orientações fiscais e contábeis. Para tanto, os interessados deverão estar com CPF; documento de identificação com foto; comprovante de residência; informes de rendimentos e comprovantes de despesas dedutíveis (educação, saúde etc.) em mãos.

Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h e das 14h às 16h.

O prazo final para o envio da declaração do Imposto de Renda 2025 é até as 23h59 do dia 30 de maio. As penalidades para quem não entrega a declaração vão desde multa mínima de R$ 165,74 a 20% do imposto devido até a alteração do CPF para “pendente de regularização” pela Receita Federal, o que impede o contribuinte de realizar transações bancárias, por exemplo.

Sobre o NAF

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma iniciativa da Receita Federal com diversas instituições de ensino do país. Na Universidade Federal do Maranhão, é operacionalizado por meio de projeto de extensão, conduzido pelo curso de Ciências Contábeis.

O NAF tem o objetivo de disponibilizar, de forma gratuita e descentralizada, serviços fiscais e contábeis para toda a sociedade. O atendimento é realizado por alunos e supervisionado por professores do curso de Ciências Contábeis mediante agendamento. O Núcleo é operante nos câmpus de São Luís e Imperatriz.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: