Nova diretoria do Sintema toma posse em cerimônia na sede recreativa da Associação dos Servidores da UFMA

publicado: 29/11/2022 13h25, última modificação: 29/11/2022 14h49

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º Grau no Estado do Maranhão (Sintema), gestão “Unidade e Trabalho”, tomou posse no domingo, 27, em solenidade realizada na sede recreativa da Associação dos Servidores da UFMA (Assuma), no Olho D'Água, com a participação de lideranças sindicais, trabalhadores de base e membros da administração universitária da Universidade Federal do Maranhão.

Durante a abertura, o agora ex-presidente Ademar Sena fez um balanço de sua gestão à frente da entidade, citando os desafios postos pela pandemia. “Superamos as dificuldades por meio de muito diálogo com a categoria, com a administração da UFMA e a sociedade em geral. Todo o trabalho que fizemos está disponível para consulta em nosso site e nas redes sociais do sindicato”, informou Ademar, despedindo-se da Presidência.

O professor e reitor Natalino Salgado Filho, ressaltou a importância e representação do SIintema no âmbito da universidade, além das conquistas obtidas ao longo de suas administrações, a exemplo da ampliação da participação dos técnicos-administrativos para todos os conselhos da Universidade, a disponibilização de um espaço dentro da Cidade Universitária para o sindicato ficar mais próximo de sua base, além da autonomia para os câmpus do interior votarem e elegerem seus diretores, entre outros. “O Sintema é propositivo, um sindicato de diálogo e atuante na defesa dos seus representados, meus parabéns na pessoa da nossa querida Sandra Ferreira, a nova vice-presidente da entidade”, parabenizou.

Antonio Carlos Leal, presidente da Assuma, discorreu sobre a finalidade das entidades representativas da Universidade e destacou que tanto a Associação quanto o Sintema buscam desenvolver o melhor trabalho em prol dos trabalhadores, uma na linha recreativa e a outra no âmbito de luta sindical. “As duas entidades são parceiras, por isso desejamos sucesso para a nova Direção do Sintema”, pontuou.

O dirigente sindical e ex-deputado estadual Fernando Furtado representou a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Maranhão. Ele lembrou que a nova diretoria tem larga experiência na luta sindical e, somada às novas lideranças, fará um excelente trabalho nesse novo momento que o Brasil vive com a eleição do presidente Lula e a reabertura de diálogo do Governo com os trabalhadores.

Posse

O presidente da Comissão Eleitoral, Gerson Silva, deu início à posse da nova Direção Sindical convocando os membros da chapa vencedora. Ao final, passou a palavra para o novo presidente, Mariano Azevedo, que listou alguns dos desafios que a sua gestão enfrentará no próximo período.

O sindicalista agradeceu à categoria a confiança depositada nessa nova Direção, e disse que esse grupo, unido, não vai medir esforços para seguir lutando em defesa da categoria. “A luta da entidade terá com foco a retomada de direitos e a mobilização da categoria. Estaremos inseridos nesse novo momento nacional de diálogo com o Governo Federal, em busca de um novo Plano de Carreiras”, ressaltou.

Mariano Azevedo também afirmou que o Sintema vai fortalecer a luta pelo arquivamento definitivo dos projetos de lei que atacam os direitos dos trabalhadores, em especial a PEC 32/2020, e que vai estreitar, ainda mais, os laços de parceria institucional com a administração da Universidade, para ações e projetos que beneficiem a categoria.

Também participaram da solenidade o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos; os pró-reitores Fernando de Carvalho Silva (Ageufma), Marília Valente Viana (Progep) e Leonardo Soares (Proaes); além dos superintendentes Arkley Bandeira (Representação Institucional) e Anilton Maia (Tecnologia da Informação); e de Júlio Guterres, assessor especial do Governo do Maranhão; Hildinete Pinheiro, liderança da base dos professores estaduais; e do assessor jurídico do Sintema, o advogado Glaydson Rodrigues.

Publicado originalmente em 28/11/22, no site do Sintema.

Confira as fotos:

Posse da nova gestão do Sintema - 27-11-2022