Notícias

NOTA OFICIAL ATUALIZADA, 23/10/2025

publicado: 23/10/2025 12h38, última modificação: 23/10/2025 15h10
NOTA OFICIAL ATUALIZADA, 23/10/2025

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que segue acompanhando rigorosamente os fatos ocorridos no Centro de Ciências de Pinheiro, com vistas à segurança e ao bem-estar de nossa comunidade.

A prioridade absoluta da gestão da UFMA continua sendo o acolhimento e o suporte às/aos estudantes e docentes. Tão logo tomou conhecimento dos fatos, a UFMA designou uma equipe multidisciplinar para oferecer suporte emocional e psicossocial. Além disso, foram realizadas: notificação da empresa responsável, demissão do colaborador, denúncia à Polícia Federal. A Procuradoria Jurídica foi acionada para orientações acerca de outras ações possíveis.

Informa, ainda, que, após reuniões realizadas com representações do Câmpus Pinheiro, ontem e hoje, a reitoria determinou, ainda:

• Instalação de novos pontos de iluminação;
• Novos postos de segurança contratados;
• Ronda de vigilância;
• Instalação de câmeras de vigilância;
• Solicitação de ônibus e reforço da segurança à Prefeitura de Pinheiro.

Reafirmamos que, para a UFMA, o respeito e a dignidade são valores inegociáveis, não sendo tolerada nenhuma conduta abusiva, assédio, discriminação ou violência em seu ambiente. A Universidade reforça, ainda, que, por meio da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas (DIDAAF-UFMA), desenvolve ações contínuas voltadas ao Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (CPPEAD).

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: