Notícias
NOTA OFICIAL
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que, tão logo tomou conhecimento do episódio ocorrido nas dependências do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPI), envolvendo um colaborador terceirizado, adotou imediatamente as providências administrativas cabíveis, visando à rigorosa apuração dos fatos, a segurança e o bem-estar de nossa comunidade.
A instituição informa que todas as medidas legais e administrativas pertinentes foram adotadas. A empresa responsável foi notificada, o colaborador foi afastado de suas funções, e a denúncia à Polícia Federal foi solicitada. Informa, também, que as investigações já estão sendo conduzidas pelos órgãos competentes e que segue acompanhando o caso.
A prioridade absoluta da gestão da UFMA é o acolhimento e o suporte às estudantes e docentes afetadas. Para tanto, uma equipe multidisciplinar foi colocada à disposição para oferecer suporte emocional e psicossocial. Além disso, a Procuradoria Jurídica foi acionada para orientações acerca de outras ações possíveis.
Para a UFMA, o respeito e a dignidade são valores inegociáveis, não sendo tolerada nenhuma conduta abusiva, assédio, discriminação ou violência em seu ambiente. A Universidade reforça, ainda, que, por meio da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas (DIDAAF-UFMA), desenvolve ações contínuas voltadas ao Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (CPPEAD).
Revisão: Jáder Cavalcante