NOTA DE PESAR: Tereza de Jesus Barros da Silva, professora aposentada do departamento de Tecnologia Química

publicado: 13/05/2021 13h12, última modificação: 13/05/2021 16h23
Nota de Pesar UFMA.jpg

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento da professora aposentada do departamento de Tecnologia Química Tereza de Jesus Barros da Silva, ocorrido nesta quinta-feira, 13.

Graduada em História Natural na Universidade Federal de Pernambuco, a professora trabalhou no Instituto de Recursos Naturais do Maranhão e, posteriormente, ingressou na UFMA como professora do departamento de Tecnologia Química. No período de 1980 a 1988, assumiu o cargo de diretora do Laboratório de Hidrobiologia – LABOHIDRO, onde impulsionou as atividades de pesquisas aquáticas no Estado do Maranhão, viabilizando convênios com várias instituições, como FINEP, MMA, CNPq, PETROBRÁS, ALUMAR, CVRD, BASA.

A professora Tereza contribuiu para a criação do curso de graduação em Ciências Biológicas e a implementação de muitos projetos de pesquisa sobre os ecossistemas aquáticos maranhenses, os quais se ampliaram com a criação do departamento de Oceanografia e Limnologia – DEOLI, dando origem ao curso de graduação em Ciências Aquáticas, hoje transformado em curso de graduação em Oceanografia. Outro destaque atribuído à professora Tereza foi a inserção do LABOHIDRO nas atividades produtivas do Estado do Maranhão, suscitando o grau de interesse e comprometimento de empresas e órgãos governamentais nos estudos ambientais produzidos pela Universidade Federal do Maranhão.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar.