Notícias

NOTA DE PESAR - Mário de Andrade Macieira

publicado: 31/07/2025 17h03, última modificação: 31/07/2025 17h26
NOTA DE PESAR - Mario de Andrade Macieira

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) comunica o falecimento do professor do curso de Direito e ex-presidente da OAB Maranhão, Mario de Andrade Macieira.

O professor Mário era formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1993) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Tinha experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, atuando, principalmente, nos seguintes temas: democracia, enunciado 363 Tribunal Superior do Trabalho, municipio, palavras em ordem e concurso público. Tornou-se professor a partir de 1994, lecionando várias disciplinas, principalmente, as de Introdução ao Estudo de Direito e Filosofia do Direito, para diversas gerações de estudantes, obtendo sempre admiração e o respeito destes, muitos dos quais, atualmente, ocupam importantes postos de trabalho e funções públicas. Mario era advogado e ex-presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA). 

Em 1994, fundou o escritório Macieira, Nunes, Zagallo & advogados associados, com atuação especializada na assessoria jurídica para entidades sindicais de trabalhadores e de servidores públicos durante três décadas, especialmente perante o Sindicato dos Servidores Públicos do Maranhão - SINDSEP e Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social - SINTSPREV.

Em 2009, foi eleito presidente da OAB/MA para o triênio 2010 a 2012, e reeleito com mais de 70% dos votos, para novo mandato entre 2013 e 2015. Teve uma atuação de destaque como presidente da seccional Maranhão, contribuindo fortemente para a defesa das prerrogativas e prestação de serviços para a advocacia, realizando uma gestão bastante dinâmica, eficiente e participativa, lembrada com carinho pela classe de advogados maranhenses, pela brilhante oratória dos seus discursos e por feitos republicanos como a mediação da greve da Polícia Militar e da denúncia de violação de direitos humanos no sistema prisional perante a Corte Interamericana de Justiça. Após deixar a OAB-MA, permaneceu atuante no escritório e na comunidade acadêmica jurídica.

Velório

O velório será realizado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), localizado na avenida professor Carlos Cunha, 4014, São Luís.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos neste momento de luto e consternação.

 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: