NOTA DE PESAR: Maria Helena Nunes Castro, aposentada do curso de Enfermagem

publicado: 23/04/2021 09h23, última modificação: 23/04/2021 10h17
Helena Castro.jpg

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento da professora aposentada do curso de Enfermaegem, Câmpus de São Luís, Maria Helena Nunes Castro, ocorrido nessa quinta-feira, 22, aos 78 anos.

Graduada em Enfermagem pela Fundação Universidade Católica (atual UFMA), mestra e doutora em Saúde Pública pela USP, Helena Castro soube trazer para sua vida profissional o compromisso social, assumido desde o engajamento nos movimentos estudantis. Desde o início da sua carreira, ela foi selecionada pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) para trabalhar nos municípios de Pindaré, Chapéu de Couro, Bom Jardim e Zé Doca. Foi nesses trabalhos que Helena encontrou experiência e motivação para se decidir, na área de saúde, pela prevenção, e não apenas pelo tratamento de doenças.

Ela já trabalhou na Fundação Hospitalar e Maternidade de Brasília até o falecimento de seu pai, em 1969, quando retornou ao Maranhão para prestar serviços por algum tempo na Santa Casa de Misericórdia e Hospital Juvêncio Matos. Pouco tempo depois, surgiu um novo desafio, que lhe propicionou retomar o trabalho com a saúde pública, priorizando a prevenção de doenças.

A professora Helena teve uma experiência exitosa na cidade de Pedreiras, onde realizou trabalhos de interiorização da Universidade. Foi ali que ela se tornou diretora da primeira Escola de Auxiliar de Enfermagem Regionalizada, projeto que tinha por objetivo melhorar a assistência de enfermagem no interior maranhense. Por onze anos, ela atuou como Secretária de Saúde do Município, durante a administração do então prefeito de São Luís Jackson Lago. Nesse período, o nome de Helena Castro ganhou maior notoriedade e respeito no meio sociopolítico da capital pelo excelente trabalho desenvolvido à frente daquela pasta. Tanto foi assim que ela não teve grandes dificuldades para se eleger, por duas vezes, como vereadora de São Luís.

Entre tantos cargos assumidos destacam-se: secretária, vice-presidente e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (seção Maranhão); membra da 1ª Diretoria do Conselho Federal de Enfermagem e da Associação Brasileira de Sanitaristas; presidente do Conselho Maranhense de Secretarias Municipais de Saúde; membra do Movimento de Mulheres e do Movimento Negro do PDT; e ainda o de Secretária de Estado de Administração e Previdência Social no governo Jackson Lago.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar.