NOTA DE PESAR: Joan Botelho, egresso, irmão e tio de servidores da UFMA

publicado: 15/04/2021 10h56, última modificação: 15/04/2021 17h21
Professor Joan Botelho.jpg

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do professor Joan Botelho, irmão da professora Jaciara Botelho, do departamento de Letras, da servidora Jacione Botelho, do Hospital Universitário, e tio da bibliotecaria Regycleia Botelho e da professora Regysane Botelho, também do departamento de Letras, ocorrido nesta quinta-feira, 15.

Joan Botelho formou várias gerações com o seu conhecimento profundo e crítico sobre História do Brasil e do Maranhão. Foi professor em escolas como Batista e Santa Tereza, além de ser um dos fundadores do Cursinho Aprovação nos anos 1990, em São Luís. Graduado em História pela UFMA, Joan era mestre em Políticas Públicas, professor da UEMA, tornando-se, tempos depois, professor do IFMA e diretor do câmpus de Itapecuru.

Era um pesquisador incansável e um professor apaixonado pela história. Foi vereador em São Luís pelo PT, no final dos anos 1990, junto com Helena Heluy, formavam uma dupla bancada popular. Como vereador, Joan apoiou várias causas populares, entre elas a luta pela moradia, enfrentando a violência brutal em ocupações como a da Cidade Olímpica, Ipase de Baixo e Cohatrac V, denunciando os avisos de poder. Ele Denunciou diversas irregularidades na Câmara e se tornou um parlamentar polêmico pela sua atuação aguerrida.

O professor Joan Botelho era um apaixonado pela cultura maranhense, a começar pelo Moto, seu time do coração, mas também a música e a poesia popular. Dele ninguém ganhava e pegava bolo quem não acertasse a música e a autoria. Joan não precisava de cargos públicos para assumir suas posições políticas. Das aulas empolgantes aos debates calorosos, ouvia-se sempre dele: "né, papai?". Não escapava um em casa ou no círculo de convivência que não ganhasse um apelido.

Suas alunas queridas, ele as chamava carinhosamente de "bombom de alho". Mulheres valentes eram "dona Onça". Essas são algumas características e registros do amigo, companheiro, irmão e eterno professor que deu um exemplo de vida simples, de amor à educação e de luta:

A Universidade se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar.