Notícias
Nota de Esclarecimento - Casa do Estudante
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) esclarece que realiza regularmente manutenções na Casa do Estudante, garantindo uma infraestrutura segura para todos os moradores. Conforme informado em nota, a UFMA já encaminhou uma equipe técnica à residência estudantil para identificar as ações corretivas necessárias a fim de solucionar os problemas relatados.
As intervenções tiveram início na quarta-feira, 5 de fevereiro. Em relação a acessibilidade, a Universidade reforça que, atualmente, não há moradores que utilizem cadeira de rodas ou possuam mobilidade reduzida. No entanto, caso seja acolhido um estudante com esse perfil, há quartos disponíveis no térreo, tanto na ala masculina quanto na feminina, para pronta acomodação. Além disso, os espaços do andar térreo, como cozinha, sala de estudos e banheiros, já possuem adaptações ou estrutura adequada para garantir a acessibilidade.
O auxílio-moradia da UFMA é regulamentado por editais de fluxo contínuo e destinado a estudantes de graduação presencial que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica. A prioridade é para aqueles oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio vigente.
O problema identificado até o momento é o descumprimento do Regimento Geral das Residências Universitárias (REUFMA e Dom Delgado), que proíbe a hospedagem não autorizada, de acordo com a Resolução Nº 226 – Consun, de 6 de Abril de 2015. Essa prática tem resultado no acolhimento de estudantes fora da lista de espera e sem o conhecimento da equipe técnica da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e da administração da UFMA. A proibição da hospedagem visa garantir que todos os residentes sejam selecionados de acordo com os critérios estabelecidos, assegurando condições adequadas para o bem-estar dos estudantes.
Todas as medidas necessárias são tomadas para garantir segurança e conforto para os residentes. As hospedagens sempre foram proibidas.A Proaes envida esforços para que os estudantes tenham auxílios durante o período de graduação. É garantida gratuidade na alimentação e transporte, acompanhamento de saúde e segurança para os estudantes da casa. Além disso, a UFMA está adquirindo também mais câmeras de monitoramento e instalará portarias eletrônicas em ambas as unidades para fortalecer ainda mais a segurança dos discentes.
Revisão: Jáder Cavalcante