Notícias

NOTA À COMUNIDADE: últimos acontecimentos relativos aos casos de Covid-19 no Maranhão

publicado: 07/01/2022 10h00, última modificação: 07/01/2022 23h13
Nota Informativa.jpg

A Universidade Federal do Maranhão, tendo em vista os últimos acontecimentos relativos aos casos de Covid-19 no Maranhão, vem a público para:

1. Elogiar a atitude do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, em cancelar o carnaval da capital, em março de 2022. Em tempos de aumento dos casos de covid-19, bem como dos de Influenza, de crescimento da ocupação dos hospitais, UPAS e unidades de saúde, cancelar o carnaval é um ato de sensatez e responsabilidade. Convém registrar que essa atitude do prefeito de São Luís também se verifica em outros municípios do estado e do país.

2. Elogiar o ato de decretação de calamidade pública pelo governador Flávio Dino, efetivado no dia 06 de janeiro de 2022, que perdurará até 31 de março deste ano. É uma atitude necessária ao enfrentamento dos casos novos, principalmente os ocasionados pela variante Ômicron.

3. Refutar todas as iniciativas que reivindicam o retorno do ensino presencial na UFMA, sem considerar o crescimento dos casos de covid-19 no mundo inteiro, a realidade da fragilidade do atendimento a essa enfermidade, o ainda baixo percentual de vacinação no Brasil e, principalmente, as instabilidades percebidas no transcurso desta pandemia.

4. Ratificar as ações tomadas pela gestão superior da UFMA, desde o início desta situação pandêmica, sempre baseadas na escuta dos especialistas e da ciência, em discussões no âmbito do Comitê Operativo de Emergência de Crise (COE), colegiado consultivo instituído por meio da Portaria GR 189/2020-MR.

5. Informar que, para o semestre 2022.1, estão sendo efetivadas as ações embasadas na análise do contexto da pandemia. Como sempre fez desde março de 2020, quando foi uma das primeiras universidades a decretar o ensino remoto/híbrido e a atividade administrativa remota, como necessária preservação da sua comunidade, a UFMA continuará levando em conta, para a continuidade das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em primeiro lugar, a preservação da vida.

São Luís, 07 de janeiro de 2022

GESTÃO SUPERIOR DA UFMA

 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: