NOTA À COMUNIDADE: central de atendimento da Instituição

publicado: 13/06/2022 15h06, última modificação: 13/06/2022 16h54
Nota Informativa.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão, em mais um movimento de ampliar os atendimentos digitais da Universidade, iniciou, nesta segunda-feira, 13, a fase de testes da central de atendimento da Instituição.

Nesta fase, a central de atendimento será ampliada, tomando um caráter de central institucional. Nessa ampliação, será constituída a plataforma CENTRAL DE ATENDIMENTO, com o link: atendimento.ufma.br e a plataforma passará a constar, além dos serviços da PROEN, que já lançou a ferramenta com o piloto da central de atendimento contendo seus serviços podendo ser acessados pelo link atendimento-proen.ufma.br; os serviços da Diretoria de Tecnologias da Informação (DTED) pelo Link: atendimento-dted.ufma.br; os serviços da Superintendência de Tecnologias da Informação (STI) pelo link atendimento-sti.ufma.br e os serviços da Pró-Reitoria de Planejamento Gestão e Transparência (PPGT) por meio do link: atendimento-ppgt.ufma.br.

Assim que os testes de validação e suporte da plataforma forem finalizados, o reitor realizará o lançamento definitivo da Central de Atendimento da UFMA e se iniciará a ampliação da central para outras unidades e subunidades da Universidade.

A PPGT esta à frente com o projeto da Central da Instituição, com a STI desenvolvendo os aspectos técnicos e tecnológicos, contando com o apoio e a expertise da DTED.

O pró-reitor da PPGT, Walber Lins Pontes, ressalta que, “embora a PPGT tenha construído a lógica da central de atendimento a partir de diálogos com a equipe técnica da STI e das experiências da DTED (UAB - UNASUS) e do piloto experenciado pela PROEN, o mais importante desta construção é a parceria firmada entre todos os envolvidos, que permitiu à PPGT viabilizar meios para a implantação de uma ferramenta de atendimento da UFMA que permitirá que aqueles que demandam serviços das unidades e subunidades da UFMA possam apresentar suas solicitações de forma digital, com a possibilidade de acompanhamento da demanda e a obtenção de retorno célere e efetivo diante das demandas.”

Vale ressaltar ainda que a Central de atendimento é uma central de serviços para entregas de demandas aos interessados que precisam de um serviço vinculado a uma unidade ou subunidade.

As demandas que têm caráter de tramitação entre diversos setores e uma decisão continuarão sendo formalizadas e tratadas por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), com a formalização também digital, sem a necessidade de qualquer documento físico ou o deslocamento do interessado.

Neste sentido, a UFMA está construindo uma rede de atendimento que permitirá ao interessado ter confiabilidade e segurança de sua demanda e da resposta obtida, que vai desde a geração do pedido com códigos de identificação únicos, acompanhamentos on-line em tempo real e a confiabilidade dos dados com a prestação de informações e atendimento de demandas de forma tempestiva e efetiva.

Por: PPGT