NOTA

NOTA À COMUNIDADE – MANIFESTAÇÃO EM FRENTE À SINFRA

publicado: 26/05/2023 12h05, última modificação: 26/05/2023 12h23
NOTA À COMUNIDADE – MANIFESTAÇÃO FRENTE À SINFRA

A UFMA, tendo em vista a manifestação de estudantes e professores dos Cursos de Artes e Teatro, ocorrida ontem (25.05), pela manhã, na porta do prédio da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA), tem a informar o que segue:

1. Os manifestantes, um grupo de alunos e professores dos cursos de graduação em Artes Cênicas e Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, tendo à frente o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Luciano Façanha, foram recebidos pelo Superintendente da SINFRA, professor Marcos Aurélio Araújo Santos, que ouviu as reivindicações e dialogou, buscando um entendimento.

2. Necessário esclarecer que as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm enfrentado enormes dificuldades orçamentárias nos últimos anos, o que impacta, diretamente, a realização de construções, reformas e/ou melhorias nas suas estruturas prediais. A UFMA, somente agora, recebeu nova parcela de recursos do orçamento federal, além disso, passou por dificuldades em processos licitatórios.

3. É importante lembrar que, há pouco tempo, estávamos enfrentando uma pandemia, o que dificultou ainda mais a realização normal dos processos da administração. Agora, nesta retomada, a UFMA vem contando com a dedicação do seu corpo técnico, notadamente, o da SINFRA, que não mede esforços para dar celeridade aos encaminhamentos de todas as Unidades Administrativas.

4. Dentro do possível, considerando os prazos legais de licitação e a disponibilidade orçamentária, a UFMA vem atendendo a todos os seus 12 centros acadêmicos – 4 na capital e 8 no interior do estado. Registre-se que, nessa ação de atendimento, o CCH foi o primeiro a receber melhorias estruturais.

5. A Universidade lamenta que a direção do CCH, numa posição isolada, não procure estabelecer o diálogo para resolver os problemas, como os demais centros vêm fazendo, e opta por medidas de exceção.

6. É público e notório que o Diretor do CCH vem manifestando posições e tomando iniciativas com vistas a desgastar a administração desta Universidade, provavelmente, motivado pelas pretensões de ascensão ao comando maior da gestão.

7. A gestão superior da UFMA sempre estará disposta a resolver os problemas que possam surgir em todas as suas Unidades Administrativas com diálogo, como sempre fez e como é sua marca de ação.

São Luís, 26 de maio de 2023
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO