Notícias

Nota

publicado: 24/02/2025 16h25, última modificação: 24/02/2025 17h05
Nota

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem, na assistência estudantil, um dos seus eixos norteadores. O diálogo e a busca compartilhada de soluções perante os discentes são valores inegociáveis para a instituição. Nesse sentido, a Universidade tem atuado junto aos residentes das casas estudantis para, dentro do que é possível legal e financeiramente, atender às reivindicações demandadas.

A UFMA reconhece o direito à livre manifestação democrática, no entanto repudia atos de violência e intolerância como os que foram praticados por um grupo de residentes das casas estudantis, na última sexta-feira, 21, quando, na tentativa de invadir a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), colocou em risco a integridade física e a segurança de servidores e colaboradores no exercício de suas atividades laborais.

Nesse sentido, a Universidade informa que os devidos boletins de ocorrência foram registrados e que os colaboradores passaram por exame de corpo de delito. Assim, serão instaurados Procedimentos Administrativos Disciplinares (PAD) cabíveis contra os responsáveis pelas agressões.

A instituição reforça que toda a equipe da Proaes sempre atendeu aos alunos com ética, zelo e transparência, mediando os diálogos e resoluções de problemas. A Pró-reitoria tem tomado todas as medidas necessárias para garantir segurança, conforto e auxílios para os residentes, durante todo o período de graduação. É garantida, por exemplo, a gratuidade na alimentação e no transporte, bem como o acompanhamento de saúde para os estudantes da casa. Além disso, a UFMA está adquirindo também mais câmeras de monitoramento e instalará portarias eletrônicas em ambas as unidades para fortalecer ainda mais a segurança dos discentes.

Em relação à acessibilidade, a Universidade reforça que há quartos disponíveis no térreo, tanto na ala masculina quanto na feminina, para pronta acomodação de pessoas com deficiência. Além disso, os espaços do andar térreo, como cozinha, sala de estudos e banheiros, possuem adaptações e estrutura adequada para garantir a acessibilidade de todos.

Por fim, a UFMA e a Proaes reiteram que mantêm diálogo aberto com os estudantes, principalmente com o DCE, representação máxima eleita do corpo discente, pautado no respeito, que deve ser mútuo; com equipe multidisciplinar sempre disponível para o atendimento integral ao estudante, conforme o horário de funcionamento do setor.

 

Revisão: Jáder Cavalcante

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: