Noite de Medicina Maranhense homenageia médicos por seus serviços no Maranhão

publicado: 11/11/2022 15h23, última modificação: 11/11/2022 21h56
Noite de Medicina Maranhense homenageia médicos por seus serviços no Maranhão.jpg

Nessa quinta-feira, 10, os grupos Dom+ e Fleury realizaram a Noite de Medicina Maranhense, que teve por objetivo homenagear os médicos por seus grandes serviços prestados no Maranhão, em alusão ao dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. Com 40 homenageados, desde 2017, o evento passou por um hiato e retornou presencialmente nessa edição, homenageando 12 profissionais, entre eles, o reitor Natalino Salgado, que é professor titular do Departamento de Medicina I e médico nefrologista.

Para ele, esse reconhecimento é um agradecimento aos profissionais que contribuíram e ainda contribuem no cuidado da sociedade. Na oportunidade, representando os demais homenageados, o professor e pesquisador Natalino Salgado foi o orador da noite solene.

“Quando comprometido com o paciente, o médico é capaz de fazê-lo ver a vida sob uma outra perspectiva  e encarar seus dias de maneira mais leve e significativa. Num mundo onde a saúde virou prioridade máxima, desejo que haja mais reconhecimento, respeito e valorização aos homens e às mulheres que empunham estetoscópios e trazem no coração o desejo de fazer o bem e eliminar as dores”, discursou.

Os homenageados do evento foram profissionais que inspiraram, inspiram, trouxeram e ainda trazem excelência à prática da medicina. Neste ano, houve um destaque especial para os médicos que atuaram no comando de grandes equipes no combate ao coronavírus, além de trazer também o reconhecimento aos médicos veteranos.

Lucianna Da Fonte, gerente sênior de negócios do grupo Fleury, representado no Maranhão pelo Inlab Laboratórios, comenta que o grupo tem como essência o cuidado e, na pandemia, tiveram que se reinventar para achar outros caminhos para atender as pessoas. “A ciência mais do que nunca se mostrou apta. Com isso, passamos com muita dificuldade, mas com muita coragem, e os médicos foram, junto a outros profissionais da saúde, o pelotão de frente", comentou.

Já o neurologista responsável pela primeira cirurgia do Departamento de Neurologia do Hospital Universitário da UFMA, Arthur Lopes Gonçalves Almeida, enfatiza que receber essa homenagem é uma alegria e valorização à classe médica. “Fiz muito pouco a merecer, mas eu aceito, pelo pouco que fiz para a população mais carente, foi muito, e fico muito feliz com tudo isso.”

Noite da Medicina Maranhense - 10-11-2022

Sobre o homenageado

O professor Natalino Salgado Filho é natural de Cururupu, Maranhão. Em 1973, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Hospital Pedro Ernesto). Em 1987, concluiu o mestrado; em 1994, o doutorado; e, em 2018, o pós-doutorado, todos em Medicina — Nefrologia, pela Universidade Federal de São Paulo. Foi o responsável por trazer, para São Luís, o primeiro rim artificial e realizar o primeiro procedimento de hemodiálise do Estado do Maranhão. Foi eleito reitor da Universidade Federal do Maranhão, para 2 mandatos consecutivos, de 2007 a 2015, sendo eleito para o terceiro mandato, que se iniciou em outubro de 2019 e finaliza em 2023.

Por: Juan Terra

Fotos: Ana Karla