Noite de (en)cantos marca abertura do 43° Femaco

publicado: 27/09/2023 16h00, última modificação: 28/09/2023 08h39
Noite de (en)cantos marca abertura do 43° Femaco

Em uma noite iluminada pela melodia e emoção, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proec), deu início ao tão esperado 43° Festival Maranhense de Coros nessa terça-feira, 26. O Teatro Napoleão Ewerton - SESC foi palco da grandiosa abertura, uma apresentação realizada em colaboração entre diversos corais, que foi seguida pela performance de cinco cantores líricos, encantando os presentes.

O festival tem por objetivo estimular e difundir a prática do canto coral e promover o intercâmbio cultural entre a UFMA, os grupos corais participantes e as comunidades locais, regionais e internacionais.

A Diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Rosélis Câmara, sublinhou a importância do festival e o papel da UFMA em promover cultura nas diversas possibilidades. “O Nosso Femaco é um evento consagrado, de grande importância no contexto da sociedade maranhense, porque promove formação e a difusão do canto coral, integrando também entre corais e comunidades, fortalecendo o cantar coletivo e a música. Essa linguagem que é tão importante nas nossas vidas, tanto na alegria quanto na tristeza, a música está presente, então, fortalecer esse cantar coletivo e fortalecer o coro é um dos papéis do Festival Maranhense de Coros” expressa.

Na cerimônia de abertura, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, fez questão de reconhecer o esforço de todos que tornaram possível as 43 edições do Femaco, sempre mantendo sua qualidade e tradição.

“Que bom a gente estar aqui mais uma vez para celebrar a vida, a arte, a cultura, os encontros, que são sempre muito bons e fazem com que a gente cresça cada ano mais. E o que a gente deseja no 43º Femaco é que cada vez o Femaco seja nosso, da cultura maranhense. Porque realmente é isso, ele nasceu na Universidade, e nós continuamos mediando esse ato de canto coletivo, mas mais do que isso, mediando uma ação cultural de relevância. Para o estado maranhense, para a cidade de São Luís e para o Brasil. Mas a gente consegue manter porque todos os que nos antecederam lutaram para que esse Femaco existisse com a qualidade que ele tem. Todos. Ninguém faz um evento de 43 anos assim. É preciso que a gente reconheça quem nos antecedeu” manifesta.

O vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, elogiou a organização e acentuou a importância do apoio da Universidade a iniciativas culturais. “Nunca fez tanto sentido a frase do Titãs ‘a gente não quer só comida, mas a gente quer uma série de coisas que façam com que nós possamos ser mais felizes’ e a música é isso, assim como o cinema e as artes em geral. A DAC e a Proec têm uma função imprescindível porque elas são esse instrumento que faz com que essas ações culturais, de levar a Universidade de forma muito consolidada e positiva. Que essas ações continuem”.

Abertura do Festival Maranhense de Coros - 26 - 09 - 23

O Festival de Coros é um lembrete tocante do poder da música em criar pontes, celebrar a diversidade e unir corações.

“A música, além de ser uma arte, tem um poder transformador. Eu faço parte do Femaco e dessa história porque sou um dos pioneiros quando deram essa abertura para cantores líricos no festival. É gratificante pra mim saber que nossa profissão está sendo valorizada como um grande festival que já vem acontecendo há vários anos, dando esse brilhantismo pela sua história, que merece todo o nosso apoio.” Relembrou um dos apresentadores da noite, Simão Pedro Amaral, cantor lírico e professor de canto.

Adenilson Brito participa, pela primeira vez, do Femaco e promete retornar nas próximas edições. “Estou gostando demais, tudo maravilhoso e encantador. Cantores maravilhosos que estão de nota 10. Ano que vem, quando tiver novamente, estarei aqui presente, com certeza” garante.

A programação de apresentações ocorrerá no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire da UFMA e encerrará, no dia 30, no Teatro Napoleão Ewerton. Com 33 grupos participantes, o festival promete uma variedade de gêneros musicais. O Femaco reúne grupos de canto coral infantil, infantojuvenil e adultos de São Luís e demais municípios maranhenses, além de vários estados brasileiros, para apresentação ou exibição de recitais e concertos.

Para as apresentações que ocorrem no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, entre os dias 27 e 29, estarão disponíveis 500 lugares, que serão ocupados sem necessidade de retirada de ingressos. Para o encerramento, serão disponibilizados 200 lugares ao público e 40 para convidados no Teatro Napoleão Ewerton - Sesc. A entrega dos ingressos será feita a partir das 13h30 nos dias de programação, na bilheteria do teatro.

Confira a programação completa.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas