Notícias

No dia 15 deste mês, ocorrerá a mesa-redonda “A Importância de Recomeçar em Tempos de Crise”, que propõe diálogo sobre o suicídio e o bem-estar mental

publicado: 03/09/2021 10h37, última modificação: 03/09/2021 23h14

Será realizado, no dia 15 de setembro, com início às 17h, a mesa-redonda “A importância de recomeçar em Tempos de crise: um diálogo sobre a prevenção do suicídio”. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Hospitalidade, Lazer, Ócio e Criatividade (Holoc) e tem por objetivo conscientizar sobre a importância de boas práticas pela saúde mental, pela qualidade de vida, e pela identificação de transtornos psicológicos. A mesa será transmitida de forma remota e contará com a presença da psicóloga Selena Mesquita Teixeira como facilitadora e do coordenador do Holoc, Cairo Cézar Braga de Sousa, como acolhedor. Interessados podem se inscrever por meio do Sigeventos.

Durante o período de medo e vulnerabilidade acentuado pela pandemia da covid-19, é importante debater meios de manejar crises depressivas e suicidas, contou Cairo Cézar. “Busca-se apresentar a beleza do recomeço como possibilidade existencial para superar crises depressivas e suicidas, principalmente em um momento de tanta dor, tanto isolamento, perdas afetivas e impotência. Reflete-se a necessidade de atribuir sentido à vida, suas inúmeras possibilidades e existências de construir propósito”, explicou.

O debate em círculos de segurança, empatia e acolhimento afetivo são fatores de defesa e reconhecimento de indícios, aponta Cairo Cézar. O tema é recorrente durante o mês de setembro, escolhido como período de vigência da campanha Setembro Amarelo, iniciativa pela valorização do bem-estar mental, mas o debate não precisa ser sempre soturno, comentou o coordenador. “Para além do lado negativo, busca-se discutir sobre a importância e beleza do recomeço”, completou.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: