publicado: 19/01/2023 17h56, última modificação: 19/01/2023 19h41
Natalino Salgado participa da reunião de reitores com o presidente Lula, em Brasília.jpg

O reitor Natalino Salgado participou, nesta quinta-feira, 19, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, da reunião de reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, que esteve acompanhado do Ministro da Educação, Camilo Santana, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. Essa é a primeira reunião com os reitores, após assumir o cargo de presidente.

Na reunião, o presidente afirmou que a autonomia das IFES será garantida em seu governo. Ele afirmou que fará encontros anuais para ouvir as demandas das universidades. "Eu quero que vocês saibam que a autonomia universitária será garantida. Neste mandato, vocês vão ter o direito de ser responsáveis porque quem é eleito para ser reitor, também é gostoso ser eleito, mas também deve ser gostoso ter responsabilidade com o dinheiro da universidade, com a administração da universidade e com o zelo pela universidade", afirmou Lula defendendo, ainda, a retomada dos investimentos e melhorar a relação do governo com as universidades públicas.

O presidente também apontou que, durante a primeira passagem dele pela presidência, houve investimento em pesquisa, na educação básica e no ensino superior. Ele citou que mantinha o hábito de receber os reitores todos os anos para avaliar reivindicações das universidades. "Eu tenho orgulho de ter vivido o momento em que a gente mais acreditou na educação", declarou.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, fez um reconhecimento e agradecimento ao presidente por, logo no primeiro mês da gestão, serem recebidos no Palácio do Planalto, um gesto de simbologia.

“Senhor presidente, o conjunto das universidades federais brasileiras querem apresentar neste momento, a esse governo, a sua firme exposição de estar a serviço do Brasil, a partir de agora, com esse reconhecimento e acolhimento do governo federal. Queremos nos colocar a serviço dos projetos estratégicos do Brasil, seja na área do meio ambiente, da energia limpa, da reindustrialização, seja na área da educação, dos demais níveis da educação, para acabarmos com a dualidade entre o ensino superior e os demais níveis de ensino, porque as universidades entendem que a educação básica e os outros níveis educacionais também são assuntos nossos”, afirmou.

Natalino Salgado participa da reunião de reitores com o presidente Lula, em Brasília (1).jpeg.jpg

Nesse contexto, o reitor Natalino Salgado destacou que foi uma reunião produtiva, na qual foi discutida a necessidade de recompor o orçamento para custeio, bem como o orçamento para a conclusão das obras que não tiveram continuidade desde a época do programa de reestruturação das universidade, o Reuni. “Nessa primeira reunião com o presidente Lula, reivindicamos a autonomia financeira das instiuições e falamos, também, dos novos cursos criados que estão sem remuneração. Além disso, abordamos um ponto fundamental, que é a assistência estudantil, destacando a necessidade de termos auxílio para garantirmos a permanência dos estudantes na universidade, logo é preciso que haja aumento no recurso do Plano Nacional de Assistência Estudantil”, detalhou.

Segundo o reitor, o presidente assumiu o compromisso de ajudar as IFES e a melhorar seu padrão de qualidade. “Mais do que ampliar, é recuperar as universidades e liberar cursos de acordo com as necessidades, de forma que cada área do conhecimento implantada seja estratégica para o crescimento do país. A universidade tem grande importância para a inclusão e o desenvolvimento do país. Nossa expectativa, como reitores das instituições que representamos, é de termos um momento novo de recuperação das nossas universidades”, afirmou.

Confira o álbum de fotos oficial do Ministério da Educação

Assista à transmissão da reunião

Discurso de abertura do Presidente Lula

Discurso do Ministro da Educação, Camilo Santana