NAF realizou mais de 40 atendimentos em ação de auxílio para a declaração de imposto de renda

publicado: 03/06/2024 14h41, última modificação: 03/06/2024 14h41

O Núcleo de Atendimento Fiscal e Contábil (NAF), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoveu uma ação com foco em auxiliar na declaração do IRPF (Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas) 2023/2024. As atividades, que ocorreram última quarta-feira, 29, no prédio Castelão, na Cidade Universitária Dom Delgado, superaram as expectativas, com 39 atendimentos relativos ao Imposto de Renda Pessoa Física e 6 atendimentos à Micro empreendedor Individual (MEI)

Além do IRPF, a ação teve atendimentos de assistência gratuita a pessoas que estão com pendências ou ausências no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Microempreendedor Individual (MEI), Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS ou DAS-MEI), entre outras. O coordenador do Núcleo Sergio Brito, pontuou sobre o direcionamento do projeto e as atividades que foram feitas ao longo do dia.

“O projeto NAF é direcionado para as pessoas de baixa renda. Então, temos os microempreendedores individuais, que estão com pendência ou ausências de envio de informações relacionadas ao MEI, a emissão de DAS, o DAS-MEI. Assim como a situação de regularização de CPFs também. Existem muitas ocasiões que contribuem por conta de ausência de alguma declaração de imposto de renda, com pendências de regularização. Dentro dessas regularizações, há a ausências que são a mudança de endereço, a ausência do nome da mãe ou do pai. Logo, esse atendimento do NAF vem acompanhado para todos esses envolvidos”.

NAF promove ação de auxílio para a declaração de imposto de renda - 29.05.2024

O discente Marcos Marreiros dos Santos, do curso de Ciências Contábeis, destacou sobre a contribuição da ação para a comunidade e o sentimento em fazer parte do projeto.  “A ação visa a atender o público em geral com foco no público de baixa renda, que é quem tem menos acesso à informação, menos acesso a algum apoio fiscal e contábeis, e o nosso NAF, que é o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábeis, ele está atendendo esse público para fazer declaração de posto de renda, para ver alguma pendência relacionada ao CPF. Logo, estamos aqui à disposição para vários casos de pessoas que estavam com os nomes travados, estamos conseguindo atender e liberá-los. O sentimento é de gratidão mesmo, além de ser um projeto de extensão que tenha na autoridade acadêmica, a gente também tem essa gratidão de estar atendendo o público e ver que está conseguindo solucionar os problemas”, expressou.

O atendimento ocorreu de forma constante, com receptividade e informação de acordo com cada caso. Silvia Bastos Silva, contou como foi atendida e agradeceu a iniciativa do projeto diante do problema particular. “Eu vim aqui na UFMA depois de ser informada que um projeto estava ajudando as pessoas com dificuldade de fazer um posto de renda. A minha dificuldade, em todos os lugares que eu ia, diziam que não tinha solução. Mas graças a Deus, eu vim aqui e consegui solucionar e realizar o imposto de renda. Só tenho a agradecer o projeto, porque fazia tempo que eu estava com isso, querendo ajuda de um profissional e todos diziam pra mim que era impossível. O atendimento facilitou muito, foi rápido e selecionou cada pendência e conseguiu resolver”, relatou satisfeita.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Ingrid Trindade