Ministério da Igualdade Racial lança “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”, nesta segunda, em São Luís

publicado: 26/07/2023 09h54, última modificação: 31/07/2023 09h04

Com a participação da ministra Anielle Franco e outras autoridades, o Ministério da Igualdade Racial lança “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”, nesta segunda, no Palácio Cristo Rei, da Universidade Federal do Maranhão, na Praça Gonçalves Dias, Centro.

O programa tem o objetivo de promover a troca de experiências e de conhecimentos e de políticas públicas que contribuam com o combate e a superação do racismo no Brasil, resultante da Cooperação Sul-Sul em intercâmbios de curta duração, particularmente, em países africanos, latino-americanos e caribenhos.

A cerimônia de lançamento será aberta ao público. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo link .

Sobre o Caminhos Amefricanos: Programa de intercâmbios Sul-Sul

O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul tem por objetivo promover a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam com o combate e a superação do racismo no Brasil com base na Cooperação Sul-Sul em intercâmbios de curta duração, particularmente, em países africanos, latino-americanos e caribenhos.

O programa vai beneficiar, no Brasil, estudantes autodeclarados/as pretos/as, pardos/as e/ou quilombolas regularmente matriculados a partir do 5º semestre dos cursos de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior - IES públicas e profissionais da educação autodeclarados/as pretos/as, pardos e/ou quilombolas que atuem na Educação Básica das redes públicas de ensino.

No exterior, serão beneficiários estudantes dos cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior oriundos de grupos sociais historicamente vulnerabilizados e docentes do equivalente à educação básica no Brasil oriundos de grupos sociais historicamente vulnerabilizados.

No primeiro ano de execução das ações do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul (agosto/2023 a julho/2024), estão previstos intercâmbios em três países:  Moçambique, Cabo Verde e Colômbia.

Por: Ingrid Trindade