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Mestra em Música pelo Mestrado Profissional em Artes publica artigo sobre a prática de habilidades criativas nas aulas de piano em revista internacional

publicado: 24/03/2022 11h21, última modificação: 25/03/2022 00h17
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Mestra em Música pelo Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da UFMA, a professora Andréa Lúcia dos Santos Ferreira Rodrigues teve seu artigo publicado pela revista internacional Review of Artistic Studies (Eras) - Revista Europeia de Estudos Artísticos, na tradução. Sob a orientação do professor Marco Aurélio Aparecido da Silva, do Departamento de Música da UFMA, o tema do trabalho é “O desenvolvimento das habilidades criativas nas aulas de piano no Curso Fundamental Infantil de piano da Emem”.

Mestra em Música desde outubro de 2020, Andréa também é licenciada em Música pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e especialista em Educação Musical pela Faculdade Censupeg. Desde 2002, atua como docente de piano da Escola de Música do Estado do Maranhão Professora Lilah Lisboa de Araújo (Emem). Foi na própria Emem onde surgiu a inspiração para escrever o artigo.

Minha motivação foi suscitada pela lacuna apresentada no programa do Curso Fundamental Infantil de Piano da Emem, que desenvolve as habilidades técnicas instrumentais, mas não integra as habilidades criativas em suas aulas de piano”, destacou.

Segundo a pesquisadora, a prática de habilidades criativas coloca os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem e favorece o desenvolvimento musical das crianças, porém essas habilidades não fazem parte do programa do curso. Com esse trabalho, ela afirma que o objetivo é manter um diálogo e contribuir com a pesquisa de outros profissionais da área.

Para Andréa Lúcia, a publicação trará visibilidade à UFMA, ao Prof-Artes e, especialmente, ao seu orientador, Marco Aurélio Aparecido. Por ser professora, ela reconhece com gratidão o papel do docente nesse processo, que, mesmo durante o auge da pandemia, a motivava a continuar escrevendo.

Há um aumento da confiabilidade do programa, sendo um indicativo da qualidade não apenas do programa e da Universidade, mas principalmente do orientador. O papel do orientador é fundamental para que o orientando desenvolva bem a pesquisa e para a divulgação da pesquisa. Nesse ponto, eu tive a honra de ser orientada pelo professor doutor Marco Aurélio Aparecido da Silva, que foi um excelente orientador. Ele ‘abraçou’ a minha pesquisa que ganhou tal notoriedade pela postura séria e organizada com a qual fui orientada durante todo o curso”, afirmou.

Hoje, devido ao artigo apresentado, ela colhe os frutos dentro da própria sala de aula, junto com os seus alunos. “Antes da pesquisa, alguns eram tímidos, tinham receio de expor suas imaginações, seus pontos de vista, suas intuições, mas agora conseguem criar, se expressar, tomar decisões ao interpretar determinadas obras”, pontuou.

Para o futuro, seus planos se inserem em um doutorado a fim de ampliar o tema sobre a criatividade. Quando questionada sobre um sonho, ela aponta o interesse de escrever um livro integrando as habilidades técnicas e criativas para ser usado nas aulas de piano. Atualmente, ela faz parte de um grupo de pianistas pesquisadores que desenvolvem práticas criativas no ensino de piano em todo o Brasil.

Para conferir na íntegra o trabalho da professora Andréa Lúcia, acesse a página do Eras.

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

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