Notícias
Mestranda do PPGEPE da UFMA Imperatriz é selecionada para intercâmbio no Peru pelo Programa da Capes Caminhos Amefricanos
A mestranda Leiane da Costa Leandro, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Câmpus Imperatriz, foi selecionada para participar do intercâmbio internacional promovido pelo Programa Sul-Sul Capes – Caminhos Amefricanos. Ela vai desenvolver atividades acadêmicas na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, no Peru, entre os meses de julho e setembro de 2025.
O Programa Caminhos Amefricanos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo fortalecer os laços entre países do Sul Global — América Latina, Caribe e África — por meio de vivências acadêmicas voltadas ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial.
Leiane da Costa será a primeira mestranda do PPGEPE a realizar um intercâmbio internacional, o que representa um marco na história do Programa e um passo importante no processo de internacionalização da pós-graduação.
Leiane conheceu o edital por meio das redes sociais e da indicação de professores. “Vi no Caminhos Amefricanos uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos em educação para as relações étnico-raciais, aprender estratégias de combate ao racismo e me conectar com pesquisadores do Brasil e de outros países”, afirmou.
Etapas do processo e expectativas
O processo seletivo contou com quatro etapas: inscrição, análise da proposta, análise curricular e heteroidentificação. O programa destinou 50 vagas a professores e pesquisadores da educação básica que se autodeclaram pretos, pardos ou quilombolas.
“Essa oportunidade representa crescimento, vivência da educação de forma ampla e a efetivação das políticas públicas de igualdade racial”, destacou a mestranda. “Espero aprender mais sobre políticas públicas para relações raciais, ampliar estratégias de combate ao racismo e contribuir com a promoção da igualdade racial nas escolas e na sociedade.”
Significado para o PPGEPE
Para o coordenador do PPGEPE, professor Jonata Moura, a participação de Leiane reforça o compromisso do Programa com a formação crítica de educadores. “Ela já desenvolve uma pesquisa sobre pedagogia antirracista, e esse intercâmbio amplia seu olhar e fortalece a prática que ela já exerce como professora. Além disso, é a primeira vez que uma mestranda do PPGEPE participa de um programa internacional como esse. Isso representa um passo importantíssimo para a visibilidade e consolidação do nosso Programa”, avalia.
O coordenador também destaca a importância de os alunos aproveitarem as oportunidades oferecidas por editais da Capes, CNPq e Fapema. “Essas experiências ampliam horizontes, fortalecem a produção científica e permitem a troca de saberes com outros países, o que é fundamental para o avanço da ciência no Brasil.”
Ciência e cooperação no Sul Global
O Programa Caminhos Amefricanos promove não apenas o intercâmbio acadêmico, mas uma mudança de perspectiva. Em vez de priorizar os tradicionais destinos no eixo Europa-Estados Unidos, ele aposta na valorização da produção científica do Sul Global.
“Essa virada de chave é essencial. Estamos deixando de olhar apenas para o hemisfério norte e reconhecendo o valor da ciência produzida por nossos países vizinhos. Isso fortalece os laços regionais e mostra que há excelência acadêmica também na América Latina e África”, enfatizou o coordenador.
Durante sua permanência no Peru, Leiane participará de atividades acadêmicas e culturais, e terá a oportunidade de dialogar com outros pesquisadores que também atuam na área da educação antirracista. Com isso, ela contribuirá para o fortalecimento de redes de cooperação e levará consigo a marca do PPGEPE, da UFMA e da educação pública brasileira que luta por equidade, diversidade e transformação social.
Por: Janayna Sousa - Núcleo de Comunicação CCIm
Revisão: Jáder Cavalcante